Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Masculino e feminino

Masculino e feminino

Vamos arrumar o quarto guardando os objetos no baú?

A cada tentativa de guardar um objeto, você será testado. Responda corretamente a qual gênero pertence cada palavra e mostre que você é fera no português!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Ortografia

Aspectos gramaticais

Língua Escrita: usos e formas

Língua escrita: prática de leitura

Série

1º Ano - 2º Ano

Idade

6 a 7 anos

Objetivos para o aluno

  • Compreender os gêneros masculino e feminino e o uso de cada um na linguagem oral e escrita.
  • Aprimorar a leitura e escrita;
  • Memorizar a escrita convencional das palavras;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, a compreensão das noções de gênero feminino e masculino;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

O jogo pode ser proposto individualmente ou em duplas. As crianças deverão ser estimuladas a lerem a palavra que aparece em destaque e as palavras que designam os gêneros: masculino e feminino.

Ao clicar em uma opção de gênero, acertando a resposta ou não, uma frase com a palavra aparece e também deverá ser lida.

Como registro, proponha aos alunos que copiem as palavras que apareceram na rodada e depois, elaborem uma frase diferente da mostrada no jogo.

Complementando o conteúdo

É importante conversar com as crianças que em nossa língua existem os gêneros: masculino e feminino.

- Algumas informações são fundamentais no estudo com crianças dessa faixa etária, sem precisar aprofundar o projeto em conceitos, como os substantivos, por exemplo.

Vejam estas informações:

Em algumas palavras, a última letra sendo a vogal “A”, determina o gênero feminino e a vogal “O” o gênero masculino. Exemplos: menina/menino, coelho/coelha.

Em alguns casos, a palavra masculina é totalmente diferente da palavra feminina. Exemplos: boi/vaca, homem/mulher.

Existem também palavras que servem para identificar tanto o gênero masculino como o feminino. Exemplos: criança, vítima.

Algumas vezes é necessário colocar uma palavra antes para saber se é masculino ou feminino. Exemplos: o dentista/a dentista, o jovem/a jovem.

Use estas informações para a abordagem em diversas propostas.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/masculinoFeminino.