Masculino e feminino

Chegou a hora de arrumar o quarto e, de quebra, aprender o gênero na língua portuguesa! Arraste os objetos para o baú e teste seus conhecimentos: a palavra “violino” é do gênero masculino ou feminino? Além de se divertir, você aprenderá com várias dicas e exemplos práticos. Aperte o play e vamos começar a aprender!

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Morfologia

(EF03LP08)

Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Morfologia/Morfossintaxe

(EF04LP06)

Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).

Para complementar o trabalho de Língua Portuguesa sobre os dois gêneros, masculino e feminino, este jogo traz diversos exemplos em que a criança deverá classificá-los. É também um excelente material didático para o desenvolvimento da leitura e da escrita.

O jogo pode ser proposto individualmente ou em duplas. As crianças deverão ser estimuladas a lerem a palavra que aparece em destaque e as palavras que designam os gêneros: masculino e feminino.

Ao clicar em uma opção de gênero, acertando a resposta ou não, uma frase com a palavra aparece e também deverá ser lida. Como registro, proponha aos alunos que copiem as palavras que apareceram na rodada e depois, elaborem uma frase diferente da mostrada no jogo.

Reconhecer a função dos substantivos (dar nome a coisas, seres, sentimentos, lugares, etc);

Identificar os gêneros do substantivo em textos e frases;

Inserir masculino e feminino ao vocabulário ativo;

Identificar e classificar os substantivos quanto ao gênero;

Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender o significado das palavras;

Utilizar a linguagem para expressar ideias, considerando a linguagem das outras pessoas;

Compreender os gêneros masculino e feminino e o uso de cada um na linguagem oral e escrita;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, a compreensão das noções de gênero feminino e masculino;

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

Promover o desenvolvimento de trabalhos em grupo;

Promover momentos de descontração e socialização do conhecimento.

(Sugestão 1) Dê o feminino dos seguintes substantivos:

a – conde,

b – frade,

c – patrão,

d- herói,

e – parente,

f – tecelão,

g – zangão,

h – cônsul,

i – elefante,

j – ateu,

l – abade,

m – ator,

n – imperador.

Obs: A atividade acima pode ser adaptada de acordo com a série trabalhada. As palavras acima indicamos para o 3º ano.

(Sugestão 2) Promover atividades de completar com o gênero:

Exemplo: O bode e a cabra.

a – O pai e a --------.

b – O homem e a ------.

c – O veado e a --------.

d- O zangão e a --------.

e – O genro e a --------.

f – O cavalo e a --------.

g – O cavalheiro e a ------.

h – O carneiro e a ---------.

i – O compadre e a --------.

j- O padrasto e a ----------.

l – O bode e a ----------.

m – O cavaleiro e a ------.

(Sugestão 3) Ditado: Solicitar que os alunos criem frases com as palavras escolhidas pelo professor.

(Sugestão 4) Solicitar que cada aluno leve para a escola três de seus objetos favoritos: roupas, brinquedo, comida. Em seguida coloque todos os objetos dos alunos em uma mesa no centro da sala. Para facilitar o desenvolvimento da atividade numere todos os objetos. Coloque os alunos em roda em volta dos objetos e peça para eles escreverem no caderno o gênero de cada um dos objetos.

(Sugestão 5) Jogo da memória. Monte um jogo da memória de animais, onde uma das cartas contém o gênero feminino e outra carta o gênero masculino.

Dica de site com jogo da memória pronto para impressão: https://www.espacoeducar.net/2009/02/jogo-baralho-masculino-e-feminino.html

Acesso em: 25 de março de 2021.

(Sugestão 6) Elaborar um mural na sala de aula com gravuras e os gêneros do substantivo.

(Sugestão 7) Produzir flashcards com os gêneros do substantivo. Solicite que casa aluno produza os seus. Você pode orientar que eles escolham o tema: animais, objetos e etc.

(Sugestão 8) Saco surpresa: colocar dentro de um saco escuro vários objetos, em seguida solicite que o aluno escolha um objeto dentro do saco (ele não pode olhar, apenas pegar o objeto). Ele deve dizer qual o gênero do objeto escolhido, após dizer ele deve levantar o objeto para todos verem.

(Sugestão 9) Elaborar uma frase com cada objeto apresentando no jogo. Para isso, peça para os alunos anotarem durante o desenvolvimento do game.

GÊNERO DO SUBSTANTIVO

Os substantivos podem ser classificados quanto ao gênero das seguintes maneiras: feminino, masculino, comum de dois gêneros ou epiceno.

Para os MASCULINOS utilizamos artigos masculinos antes do substantivo (o, os, um, uns). Ex.: o menino, um homem.

Para os FEMININOS utilizamos artigos femininos antes do substantivo (a, as, uma, umas). Ex.: a menina, uma mulher.

O COMUM DE DOIS GÊNEROS apresenta uma única forma tanto para o feminino quanto para o masculino, o que os diferencia é o artigo ou o adjetivo que os acompanha. Ex.: o estudante, a estudante; o dentista, a dentista; o artista, a artista.

O EPICENO tem somente uma forma para os dois sexos, até o artigo é igual para os dois gêneros. O que usamos para fazer a diferenciação são as palavras macho ou fêmea. Ex.: a águia macho, a águia fêmea; o jacaré macho, o jacaré fêmea.

Fonte: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-genero-substantivo-4o-ou-5o-ano/

Acesso em 25 de março de 2021.