Masculino e feminino

Chegou a hora de arrumar o quarto e, de quebra, aprender o gênero na língua portuguesa! Arraste os objetos para o baú e teste seus conhecimentos: a palavra “violino” é do gênero masculino ou feminino? Além de se divertir, você aprenderá com várias dicas e exemplos práticos. Aperte o play e vamos começar a aprender!

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Morfologia

(EF03LP08)

Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Morfologia/Morfossintaxe

(EF04LP06)

Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).

(EF03LP08)
A habilidade prevê aprender as classes gramaticais das palavras indicadas (substantivos e verbos) e identificar as funções sintáticas que elas podem assumir nos enunciados. É interessante prever um trabalho reflexivo de observação, análise, comparação e derivação de regularidades no trabalho com as classes de palavras; e usar os saberes gramaticais como ferramentas de constituição da legibilidade.

(EF04LP06)
Intimamente relacionada à (EF05LP06), esta habilidade envolve trabalhar com substantivos e pronomes pessoais ligados ao verbo, assim como identificar a necessidade de estabelecer a concordância verbal entre eles na constituição da coesão e da coerência do texto. É interessante prever um trabalho reflexivo de observação, análise, comparação e derivação de regularidades no trabalho com as classes de palavras e suas funções no enunciado; e usar os saberes gramaticais como ferramentas de constituição da legibilidade.