Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Mapa-Múndi

Mapa-Múndi

Você está preparado para dar a volta ao mundo?

Venha pilotar o avião Escola Games e encontre todas as estrelas, antes que o combustível acabe.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Geografia

Tema

Lugar e paisagem

Série

2º Ano - 3º Ano - 4º Ano

Idade

10 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Compreender o mapa-múndi;
  • Identificar elementos importantes que compõem o mapa-múndi: água, terra, oceanos, continentes, linhas;
  • Observar as indicações de direção, distância, escala e proporção;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;
  • Ampliar as noções de referência espacial;

Objetivos para o professor

  • Abordar noções básicas de localização e orientação geográfica;
  • Apresentar aos alunos outras fontes que os ajudem a compreender melhor o conteúdo estudado;
  • Trabalhar habilidades motoras (controlar o avião que sobrevoa o mapa, utilizando o teclado);

Sugestão de abordagem para o professor

O jogo poderá ser proposto individualmente ou em duplas. Os alunos deverão conhecer o globo terrestre, reconhecendo nele os continentes e os oceanos e outras informações que ele apresenta. Este jogo ajudará a fixar estes conhecimentos, de forma divertida e dinâmica.

O objetivo do jogo é deixar visível apenas parte do mapa para a criança procurar a direção correta da estrela, baseando-se na bolinha vermelha do mini-mapa no canto inferior à esquerda, e em seus conhecimentos. Deixe isso claro aos alunos antes de começarem a jogar.

Um registro poderá ser proposto: entregar para cada criança (ou dupla) o desenho do mapa-múndi para que escrevam os nomes dos oceanos e continentes, à medida que forem jogando. Se estiverem em duplas, enquanto um joga, o outro anota os continentes e oceanos que apareceram na jogada. Em seguida, trocam de posição para outra rodada.

O jogo está dividido em dois níveis. No nível difícil, os alunos terão menos tempo para encontrar as estrelas, pois o combustível acaba mais rápido!

Complementando o conteúdo

O mapa-múndi e o globo terrestre representam o mesmo espaço físico, através de duas representações: uma plana e a outra tridimensional. Não é fácil para as crianças entenderem isso.

Proponha aos alunos construírem o globo terrestre usando uma bola de isopor e massinha de modelar. É interessante e motiva a participação de todos. Com esse material podem usar cores diferentes para representar os diversos aspectos de um mapa.

Explique que o mapa-múndi também representa o nosso planeta. Leve uma cópia deste mapa dividido em gomos (você pode encontrar modelos na internet), e transforme-o em uma esfera para que as crianças entendam e associem o globo ao mapa-múndi.

Depois de confeccionarem o globo terrestre de massinha, é fácil perceber porque alguns lugares se repetem no mapa plano e que para ir de um lado a outro do mundo existem dois caminhos.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/mapaMundi.

Jogue a versão em inglês do jogo, acessando http://www.bestschoolgames.com/educational-games/world-map/.