Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Maior e menor da selva

Maior e menor da selva

Estamos dentro da selva e vamos descobrir quais são os maiores e os menores animais.

Girafa, rinoceronte e onça são alguns dos bichos que vamos encontrar no nosso caminho, mas não se preocupe! Eles são nossos amigos e vão brincar de esconde-esconde conosco!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Educação Infantil

Componente curricular

Matemática

Tema

Grandezas e Medidas

Série

2º Estágio - 1º Ano

Idade

5 a 7 anos

Objetivos para o aluno

  • Fixar a aprendizagem dos conceitos “maior” e “menor”;
  • Estabelecer relações de medidas, fazendo estimativa simples;
  • Estabelecer relações de grandeza entre duas imagens de tamanhos diferentes;
  • Aprimorar a capacidade de discriminação visual;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar de forma lúdica os conceitos matemáticos “maior” e “menor”;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Apresentar atividade/jogo que estimule os alunos a estabelecerem conexões com conteúdos relacionados à matemática;
  • Oferecer situações para que os alunos se apropriem dos conceitos de maior e menor, não só para conhecimento na sala de aula, mas também para o uso em seu cotidiano;

Sugestão de abordagem para o professor

O jogo poderá ser proposto individualmente ou em duplas. São quatro propostas em cada rodada e se as crianças estiverem em duplas, poderão dividir as jogadas entre si. Durante o jogo, direcione os comentários dos alunos para que sempre digam os conceitos MENOR e MAIOR, pois é importante que eles se relacionem a esse vocabulário e o usem de forma adequada e oportuna.

Note, que há uma linha tracejada seguindo o comando do mouse. Ela é importante também para mostrar às crianças a medida de cada animal. Explore-a durante o jogo, fazendo com as crianças analisem e reflitam sobre a medida.

Ao final das jogadas, uma brincadeira de encontrar uma espécie de animal escondido na selva é proposta. Os alunos poderão se revezar, e cada um jogará ao final de cada rodada.

Complementando o conteúdo

Os conceitos matemáticos podem e devem ser trabalhados diariamente, através de propostas lúdicas como jogos e brincadeiras e também atividades de registro.

Algumas propostas para fazerem parte das etapas do seu Projeto Pedagógico:

- A partir de materiais diversos, como sucatas, pedir à criança para separá-los, classificando-os em maiores e menores. Um exemplo: tampinhas maiores e menores.

- Usando massinha, propor a confecção de objetos de diferentes tamanhos: um dado pequeno e um dado grande, uma bolinha pequena e uma bola maior, etc.

- Leve uma fita métrica, régua e uma trena para a sala de aula e meça, junto com as crianças, diferentes objetos.

- Ao brincar na areia, usar o balde menor para colocar um pouquinho de água, e o balde maior para encher de areia.

- Utilizar brinquedos da sala para classificar: guardar os toquinhos menores em uma caixinha e os toquinhos maiores numa caixa maior.

- Dividir os bichinhos de pelúcia: menores e maiores.

- Fazer uma fila em ordem crescente e analisar a altura das crianças que ficaram no 1º e no último lugar.

- Trabalhar com formas geométricas feitas em papel colorido, de diferentes tamanhos. Analisar as figuras, trocar ideias com os colegas da mesinha e depois separá-las por cor e tamanho.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/maiorMenorSelva.

Jogue a versão em inglês do jogo, acessando http://www.bestschoolgames.com/educational-games/the-largest-and-the-smallest/.