logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games

Ficha pedagógica

Laboratório das sílabas

Laboratório das sílabas

E se a gente juntar o B com o A? Você terá o BA.

Venha conhecer essa e outras sílabas no Laboratório das Sílabas. Os monstrinhos vão te apresentar as sílabas maiúsculas e minúsculas para você treinar e ficar craque!

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Língua Portuguesa
1º Ano
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Construção do sistema alfabético e da ortografia

(EF01LP06)

Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Língua Portuguesa
1º Ano
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Construção do sistema alfabético e da ortografia

(EF01LP08)

Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

O exercício que mais se adapta ao processo de aprendizagem na Educação Infantil, consiste em apresentar uma didática que estimula a curiosidade dos pequenos através de atividades lúdicas e sensoriais. É recomendável essas atividades contenham materiais que apresentem informalmente o início da escrita – letras e palavras, levando em consideração a não obrigação do aprendizado formal nesta etapa. Use este jogo para a proposta de reconhecimento das sílabas simples. A animação conta com duas opções de formato de letra, podendo ser usada também para a aprendizagem e reconhecimento da letra de imprensa minúscula.

Objetivos para o aluno

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Desenvolver a capacidade de juntar sílabas para formar palavras;

Identificar e diferenciar as letras do alfabeto;

Desenvolver atenção e concentração;

Desenvolver a coordenação motora;

Reconhecer as diferenças escritas e sonoras das sílabas;

Conhecer e identificar as sílabas;

Desenvolver habilidades de leitura, lendo sílabas simples;

Construir os conceitos de letra e de sílaba;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

Trabalhar as habilidades dos alunos de leitura e escrita;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Trabalhar a divisão silábica de forma lúdica e prazerosa;

Desenvolver a atenção e concentração;

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

Para o trabalho com sílabas, muitas atividades poderão fazer parte deste Projeto. Algumas sugestões:

(Sugestão 1) Distribuir cartas com várias sílabas escritas. As crianças deverão formar palavras a partir da junção de duas ou mais cartas.

(Sugestão 2) Cruzadinha de sílabas.

(Sugestão 3) Escrever os nomes dos objetos, organizando-os em uma tabela que separa cada coluna pelo número de sílabas.

(Sugestão 4) Em uma folha com dezenas de imagens, marcar os desenhos cujos nomes possuem 3 sílabas.

(Sugestão 5) Separar os nomes de objetos em sílabas e formar outros nomes.

(Sugestão 6) Forca de palavras com sílabas simples.

(Sugestão 7) Organizar as sílabas e formar os nomes dos desenhos.

(Sugestão 8) Memória de sílabas - os pares serão compostos por um desenho e a sílaba que inicia o nome. Exemplo: uma carta com o desenho de uma xícara e a outra carta com a sílaba XÍ.

(Sugestão 9) Proponha como registro para esta proposta, que o aluno escreva uma palavra com cada uma das sílabas que aparecem no jogo. Ele deverá abrir a sequência de todas as letras, não necessariamente na ordem em que elas aparecem, e clicar em cada uma das sílabas para ouvir o seu som. Ao ouvir, ele deverá escrever a palavra em uma folha.

(Sugestão 10) Na sala, usando o registro do jogo, escolher 6 palavras e formar uma frase com cada uma delas. Esta proposta também poderá ser usada como tarefa, para casa.

(Sugestão 11) Outra proposta, é distribuir para as crianças folhas com imagens de objetos e animais que possuem os nomes formados por sílabas simples. O aluno deverá procurar no jogo, as sílabas que compõem o nome de cada imagem da folha e escrevê-lo, observando as sílabas na tela.

(Sugestão12) Peça para os alunos que juntem tampinhas de garrafas PET, em seguida, recorte e cole cada letra do alfabeto dentro das tampinhas, distribua para os alunos e peça para eles formarem palavras.

(Sugestão 13) Construir um alfabeto com letras criativas, em seguida construa sílabas criativas com essas letras. Esse alfabeto criativo é constituído de letras unidas a desenhos e outras representações gráficas que tem o intuito de chamar atenção do aluno.

(Sugestão 14) Formar sílabas com palitos de fósforo, palitos de picolé ou barbantes.

(Sugestão 15) Fazer recorte em revistas montando sílabas e posteriormente palavras.

(Sugestão 16) Promover as atividades de montar e desmontar palavras com o alfabeto móvel, com letras feitas de papel, de plástico ou de madeira, permitem ao aprendiz vivenciar, de modo bastante rico, uma série de decisões sobre como escrever.

Complementando o conteúdo

Você conhece os distúrbios de aprendizagem?

Listamos alguns para informar e ampliar o conhecimento sobre o assunto

Dislexia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio apresentam, tipicamente, uma dificuldade de leitura. É muito comum, apresentando mais de 2 milhões de casos relatados por ano no Brasil.

Disgrafia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio apresentam dificuldade na escrita. Isso inclui, principalmente, erros de ortografia, como trocar, omitir, acrescentar ou inverter letras.

Discalculia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio são afetados, principalmente, em sua relação com a matemática. Portanto, os sinais envolvem dificuldade em organizar, classificar e realizar operações com números.

Dislalia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio demonstram dificuldades na fala. Eles podem ter alterações da formação normal dos órgãos fonadores, dificultando a produção de certos sons da língua.

Disortografia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio geralmente também são afetados pela dislexia. Ainda que se relacione à linguagem escrita, a disortografia é mais ampla do que a disgrafia. Pode envolver desde a falta de vontade de escrever até a dificuldade em concatenar orações.

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): Os alunos que enfrentam esse distúrbio apresentam baixa concentração, inquietude e impulsividade. Foi constatado que uma das causas do TDAH é genética e que há implicações neurológicas. O TDAH já é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um transtorno legítimo.