Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Labirinto polar

Labirinto polar

O urso entrou em uma fria!

Ele precisa achar a saída do labirinto para voltar ao seu iglu.

Corra! O tempo está passando e fica cada vez mais gelado, no Polo Norte.

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Educação Física

Tema

Espaço e forma

Lateralidade

Coordenação motora

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

5 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver atenção e concentração;
  • Desenvolver noções de lateralidade, localização, direcionamento e sentido;
  • Identificar mudanças de direção;
  • Utilizar a noção de lateralidade para resolver situações problema;

Objetivos para o professor

  • Proporcionar desenvolvimento do raciocínio lógico;
  • Aumentar o nível de concentração das crianças;
  • Propiciar momento lúdico para o desenvolvimento de habilidades de lateralidade e coordenação motora;

Sugestão de abordagem para o professor

O jogo poderá ser proposto individualmente, em duplas ou trios. No caso das duplas e trios, as crianças deverão se revezar para conduzir o urso até o iglu.

Na resolução de labirintos, saber planejar consiste basicamente em antecipar os finais “mortos” e, portanto, evitá-los. Isto implica coordenar três procedimentos: 1) observar as bifurcações, percorrendo o caminho com olhos ou dedos, 2) começar a visualização do final, prevendo qual o caminho percorrer e 3) aproveitar experiências anteriores para aplicar nas seguintes. As crianças só conseguirão avançar por estas etapas, praticando no jogo “LABIRINTO POLAR”.

Durante as jogadas, o professor deverá aproveitar as diversas situações de dúvidas e dificuldades dos alunos para estimular suas reflexões e análises, facilitando desafios futuros.

A partir desta prática, é muito bom que as crianças aprendam a construir recursos para pensar utilizando aspectos do planejamento como instrumento para resolução de desafios, pois este hábito é muito valioso nas situações escolares, onde planejar é fundamental.

Complementando o conteúdo

Como instrumento didático, os desafios de labirinto são aplicados em alunos com dificuldades de concentração, além de serem bastante utilizados em estudos de comportamento humano desenvolvidos pela área de psicologia [Brown 2005]. Os jogos desenvolvidos neste formato estimulam a criatividade de seus jogadores e trabalham o desenvolvimento de estratégias de raciocínio, uma vez que o jogador deve memorizar os caminhos já percorridos no labirinto e ter uma percepção de localização baseado na estrutura do mesmo. O gênero, também, estimula o jogador a encontrar a saída o mais rápido possível, ocasionando o desenvolvimento da visão espacial do jogador. [Silva 2010]

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/labirintoPolar.