Labirinto polar

O urso entrou em uma fria!

Ele precisa achar a saída do labirinto para voltar ao seu iglu.

Corra! O tempo está passando e fica cada vez mais gelado, no Polo Norte.

Geografia
Formas de representação e pensamento espacial

Pontos de referência

(EF01GE09)

Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.

Geometria

Localização e movimentação de pessoas e objetos no espaço, segundo pontos de referência, e indicação de mudanças de direção e sentido

Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.

Conduzir a criança à busca e ao domínio de um conhecimento, misturar o esforço e uma boa dose de brincadeira, transforma um jogo em um aprendizado bem-sucedido. Este jogo permite o estímulo ao raciocínio lógico e estratégico, além da visão espacial e coordenação motora, proporcionando também, diversão às crianças. Dividido em três níveis de dificuldade, o jogo marca também o tempo para o percurso no labirinto, trabalhando agilidade de pensamento.

Desenvolver atenção e concentração;

Desenvolver noções de lateralidade, localização, direcionamento e sentido;

Identificar mudanças de direção;

Utilizar a noção de lateralidade para resolver situações problema;

Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;

Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar e analisar;

Proporcionar desenvolvimento do raciocínio lógico;

Aumentar o nível de concentração das crianças;

Propiciar momento lúdico para o desenvolvimento de habilidades de lateralidade e coordenação motora;

Trabalhar com os alunos as habilidades de concentração e raciocínio lógico;

Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

(Sugestão 1) Desenhar no pátio da escola um labirinto com fita crepe.

(Sugestão 2) Montar um torneio/gincana com circuitos envolvendo atividades físicas diversas, corrida, pega-bandeira, pula pneu e etc.

(Sugestão 3) Promover atividades diversas que envolva concentração e coordenação motora como:

• Pega vareta

• Dominó

• Quebra cabeça

• Jenga

• Jogo de tabuleiro (dama, xadrez ...)

• Blocos de Montar (LEGO)

(Sugestão 4) Trabalhar com sequências numéricas.

(Sugestão 5) Trabalhar com comparações de desenhos e formas).

(Sugestão 6) Trabalhar com sequências de cores.

(Sugestão 7) Caça número: imprima uma cartela com diversos números (mais ou menos 5), esses números serão o resultado das operações matemáticas que você irá colocar no quadro. As cartelas devem ser iguais. Escreva no quadro as operações e os alunos devem colorir rapidamente o resultado. É uma atividade semelhante a um Bingo.

(Sugestão 8) Brincar de jogo da velha, STOP e forca.

(Sugestão 9) Sugestão de site com diversas atividades para trabalhar o raciocínio lógico e coordenação motora nas crianças.

Acesso em: 27 de Maio de 2021

Como instrumento didático, os desafios de labirinto são aplicados em alunos com dificuldades de concentração, além de serem bastante utilizados em estudos de comportamento humano desenvolvidos pela área de psicologia [Brown 2005]. Os jogos desenvolvidos neste formato estimulam a criatividade de seus jogadores e trabalham o desenvolvimento de estratégias de raciocínio, uma vez que o jogador deve memorizar os caminhos já percorridos no labirinto e ter uma percepção de localização baseado na estrutura do mesmo. O gênero, também, estimula o jogador a encontrar a saída o mais rápido possível, ocasionando o desenvolvimento da visão espacial do jogador. [Silva 2010]

O jogo poderá ser proposto individualmente, em duplas ou trios. No caso das duplas e trios, as crianças deverão se revezar para conduzir o urso até o iglu. Na resolução de labirintos, saber planejar consiste basicamente em antecipar os finais “mortos” e, portanto, evitá-los. Isto implica coordenar três procedimentos: 1) observar as bifurcações, percorrendo o caminho com olhos ou dedos, 2) começar a visualização do final, prevendo qual o caminho percorrer e 3) aproveitar experiências anteriores para aplicar nas seguintes. As crianças só conseguirão avançar por estas etapas, praticando no jogo “LABIRINTO POLAR”.

Durante as jogadas, o professor deverá aproveitar as diversas situações de dúvidas e dificuldades dos alunos para estimular suas reflexões e análises, facilitando desafios futuros.

A partir desta prática, é muito bom que as crianças aprendam a construir recursos para pensar utilizando aspectos do planejamento como instrumento para resolução de desafios, pois este hábito é muito valioso nas situações escolares, onde planejar é fundamental.