Jogo do plural

Vamos testar os seus conhecimentos das palavras? O Jogo do Plural vai te apresentar uma palavra e perguntar qual é o seu plural, que é a forma da palavra que indica mais de um. Você terá 3 tentativas para acertar e se ainda tiver dificuldades, a professora te mostrará a resposta. Vamos lá?

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Morfologia

(EF04LP08)

Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação

(EF05LP03)

Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

A ludicidade através dos jogos pode ser um excelente meio incentivador de auxílio a aprendizagens. O JOGO DO PLURAL é um grande aliado no ensino-aprendizagem do singular e plural das palavras. Através do jogo as crianças reforçarão o aprendizado, testando suas habilidades e adquirindo novos conhecimentos.

Reconhecer o emprego adequado de singular e plural nas diferentes situações de uso da língua;

Treinar a atenção e o cuidado com a escrita;

Identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem palavras escritas no plural;

Participar de brincadeira seguindo regras;

Desenvolver habilidades de leitura e escrita;

Desenvolver a linguagem oral;

Utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras;

Aprimorar a leitura e escrita;

Memorizar a escrita convencional das palavras;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, a compreensão das noções de número (plural) das palavras;

Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;

Oferecer proposta lúdica e prazerosa que possibilite ao aluno associar as letras à sua grafia;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Favorecer a compreensão do processo de construção das palavras por meio das letras;

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

(Sugestão 1) O jogo pode ser proposto individualmente ou em duplas. As crianças deverão ser estimuladas a lerem a palavra que aparece logo acima do desenho. Se preferir, ative a tecla 'caps lock' do teclado para que as crianças utilizem a letra de imprensa maiúscula na escrita das palavras no plural. Em duplas, as crianças deverão se revezar para digitar as palavras. Ora um integrante, ora o outro, mas os dois deverão ler e trocar ideias sobre qual a forma correta do plural.

(Sugestão 2) Enfeite caixas de sapato e oriente que os alunos coloquem diferentes objetos dentro dessa caixa. Ao retirar cada objetos da caixa peça para que ele escreva no caderno o singular e o plural da palavra. Exemplo: Carro = carros. Bolsa = Bolsas. Cartão. Cartões.

(Sugestão 3) Jogo da memória.

(Sugestão 4) Jogo da forca.

(Sugestão 5) Jogo das palavras: escrever dezenas de palavras no quadro, todas embaralhadas. Solicitar que os alunos façam dois quadros no caderno. De um lado eles devem escrever as palavras em plural e do outro lado as palavras em singular.

(Sugestão 6) Utilizar palavras cruzadas.

(Sugestão 7) Utilizar caça-palavras, onde o aluno deverá colorir apenas as palavras em singular ou plural.

(Sugestão 8) Trabalhar com textos, identificando palavras no plural (grifar ou circular).

Para complementar este estudo, é importante ressaltar que o plural varia de acordo com a palavra. Muitas crianças, a princípio, acreditam que escrever no plural é apenas acrescentar o S no final das palavras. Quando temos uma vogal no final da palavra (a, e, i, o, u), isto acontece sim. Mas nas outras palavras, é preciso ficar atento!

Algumas dicas para trabalhar singular/plural com as crianças nas séries iniciais:

Veja a terminação das palavras e confira o plural de cada uma:

· Vogal – basta acrescentar o S no final. Ex: folha, folhas.

· R e Z – acrescentar ES. Ex: amor/amores, raiz/raízes.

· M – retira-se o M e coloca-se NS. Ex: bombom/bombons.

· S – não altera a palavra. Ex: o lápis/os lápis.

· AL, EL, OL – retira-se o L e acrescenta IS. Ex: lençol/lençóis.

Importante: nas palavras terminadas em EL e OL, as vogais (E e O) ganham um acento. As palavras terminadas em AL não são acentuadas no plural.

· ÃO – para estas palavras, existem três formas de plural:

• pão - pães

• irmão / irmãos

• coração / corações

• Usando a palavra for composta por dois substantivos – Os dois elementos permanecem no plural.

Ex: couve-flor, couves-flores

cirurgião-dentista, cirurgiões-dentistas

peixe-boi, peixes-bois

porco-espinho, porcos-espinhos

• Quando a palavra for formada por um substantivo e um adjetivo - Os dois elementos também irão para o plural:

Ex: guarda-civil – guardas-civis

erva-doce – ervas-doces

amor-perfeito – amores-perfeitos

• Quando a palavra for formada por um substantivo e por um verbo ou uma palavra que não varia (não fica no plural) – somente o segundo elemento permanece no plural:

Ex: vira-lata – vira-latas

beija-flor – beija-flores

cata-vento – cata-ventos

• Quando os elementos forem ligados por preposições – apenas o primeiro elemento permanece no plural.

Ex: pé de moleque – pés de moleque

pão de ló – pães de ló

mula sem cabeça – mulas sem cabeça

café com leite – cafés com leite

• Quando a palavra for formada por onomatopeias, ou seja, termos que imitam alguns sons, como por exemplo: rá rá – riso, tic-tac – relógio, buá – choro, somente o segundo elemento permanece no plural.

Ex: reco-reco – reco-recos

tique-taque – tique-taques

pingue-pongue – pingue-pongues

tico-tico- tico-ticos

FONTE: https://escolakids.uol.com.br/portugues/o-plural-dos-substantivos-compostos.htm

Acesso em: 11 de Abril de 2021.

• Veja agora algumas opções de atividades imprimíveis para complementar o conteúdo_

Disponível em : http://adoletadoabc.blogspot.com/2012/06/atividades-singular-e-plural.html

Acesso em: 11 de Abril de 2021