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Ficha para o professor

Jogo do plural

Jogo do plural

Escreva o plural das palavras indicadas. Não tenha medo de errar! Após três tentativas, a professora mostrará a resposta certa.

Ao terminar todas as perguntas, você vai conhecer novos plurais, brincando com o jogo da memória.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: usos e formas

Aspectos gramaticais

Ortografia

Alfabetização

Série

1º Ano - 2º Ano

Idade

6 a 7 anos

Objetivos para o aluno

  • Reconhecer o emprego adequado de singular e plural nas diferentes situações do uso da língua;
  • Utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras;
  • Aprimorar a leitura e escrita;
  • Memorizar a escrita convencional das palavras;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, a compreensão das noções de número (plural) das palavras;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

O jogo pode ser proposto individualmente ou em duplas. As crianças deverão ser estimuladas a lerem a palavra que aparece logo acima do desenho. Se preferir, ative a tecla 'caps lock' do teclado para que as crianças utilizem a letra de imprensa maiúscula na escrita das palavras no plural. Em duplas, as crianças deverão se revezar para digitar as palavras. Ora um integrante, ora o outro, mas os dois deverão ler e trocar ideias sobre qual a forma correta do plural.

Como registro, proponha aos alunos que copiem as palavras que apareceram na rodada e depois, elaborem uma frase com cada uma delas, no plural.

Este mesmo registro pode ser enviado como tarefa para casa.

Complementando o conteúdo

Para complementar este estudo, é importante ressaltar que o plural varia de acordo com a palavra. Muitas crianças, a princípio, acreditam que escrever no plural é apenas acrescentar o S no final das palavras. Quando temos uma vogal no final da palavra (a, e, i, o, u), isto acontece sim. Mas nas outras palavras, é preciso ficar atento!

Algumas dicas para trabalhar singular/plural com as crianças nas séries iniciais:

Veja a terminação das palavras e confira o plural de cada uma:

· Vogal – basta acrescentar o S no final. Ex: folha, folhas.

· R e Z – acrescentar ES. Ex: amor/amores, raiz/raízes.

· M – retira-se o M e coloca-se NS. Ex: bombom/bombons.

· S – não altera a palavra. Ex: o lápis/os lápis.

· AL, EL, OL – retira-se o L e acrescenta IS. Ex: lençol/lençóis.

Importante: nas palavras terminadas em EL e OL, as vogais (E e O) ganham um acento. As palavras terminadas em AL não são acentuadas no plural.

· ÃO – para estas palavras, existem três formas de plural:

- pão - pães

- irmão / irmãos

- coração / corações

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando www.escolagames.com.br/jogos/jogoPlural.