Jogo do plural

Vamos testar os seus conhecimentos das palavras? O Jogo do Plural vai te apresentar uma palavra e perguntar qual é o seu plural, que é a forma da palavra que indica mais de um. Você terá 3 tentativas para acertar e se ainda tiver dificuldades, a professora te mostrará a resposta. Vamos lá?

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Morfologia

(EF04LP08)

Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação

(EF05LP03)

Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

(EF04LP08)
Corresponde às regularidades morfológicas abordadas na habilidade EF05LP01.

(EF05LP03)
Esta habilidade requer do aluno: identificar as sílabas das palavras; reconhecer qual sílaba é tônica; identificar quais têm vogais abertas e quais têm vogais fechadas; reconhecer sinais gráficos como o acento agudo e o circunflexo; relacionar o primeiro com vogais abertas e o segundo, com as fechadas. Depois disso, requer que os alunos identifiquem as regularidades da acentuação apontadas na habilidade.