Formas e desenhos

Será que você conhece todas as formas desses desenhos? Vamos testar o seu conhecimento nesse jogo bem divertido, o “Formas e Desenhos”! Cada desenho que aparece na tela tem 3 partes faltando e você precisa ajudar a completar e descobrir o que é! Vamos nessa?

BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Corpo, gestos e movimentos
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03CG05)

Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03ET01)

Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

A identificação das formas geométricas abre espaço para uma série de conhecimentos que traçam o caminho do pensamento lógico abstrato. Desafios que exijam atenção, ação e reflexão formam o caminho ideal para que os alunos aprendam as propriedades e os nomes das figuras geométricas. O contato com as figuras deve começar nos anos iniciais da educação infantil, quando as crianças passam a reconhecer padrões, classificar, comparar. Esta animação simples e muito divertida possibilitará à criança aprender brincando! Assim, devem ser estimuladas por meio da exposição a vários tipos de formas, de tamanhos e cores diferentes, para que observem o elas têm em comum e em que diferem.

Conhecer as formas geométricas;

Aprimorar a capacidade de discriminação visual;

Estabelecer relações entre objetos com figura geométrica plana, observando suas características;

Reforçar o conteúdo de sala de aula;

Estimular a criatividade;

Desenvolver habilidades motoras;

Desenvolver raciocínio lógico;

Trabalhar as formas geométricas planas;

Promover e estimular a criatividade;

Aplicar atividades que desenvolvam o raciocínio lógico das crianças;

Trabalhar coordenação motora com as habilidades do mouse;

Apreciar as artes visuais.

Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

(Sugestão 1) O jogo poderá ser proposto individualmente ou em duplas. Ao jogar em duplas, as crianças deverão se revezar para encaixar as peças em cada desenho. Em um mesmo desenho, ora uma criança encaixa uma peça, ora a outra.

(Sugestão 2) É importante pedir que eles relatem os nomes de cada figura, ao conseguirem colocá-la no lugar, e também qual é a sua cor. Nesse momento haverá uma rica troca de ideias e informações entre os integrantes das duplas.

(Sugestão 3) Outra sugestão é que, enquanto um colega completa o desenho, o outro vai registrando em uma folha a forma geométrica que foi colocada no lugar (usando desenho e palavra) e também a sua cor. Depois, trocam de função.

(Sugestão 4) Este registro poderá ser utilizado como mais uma forma de sistematizar o conteúdo “figuras geométricas” e também como instrumento para desenvolvimento da escrita e leitura.

(Sugestão 5) O TANGRAM é um grande aliado, um jogo muito utilizado pelos professores de matemática para apresentar aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, as formas geométricas. É uma ferramenta didática usada para trabalhar a lógica e a criatividade, retas, seguimentos de retas, pontos e vértices.

Utilize-o em suas atividades para o trabalho com figuras geométricas.

(Sugestão 6) Durante o trabalho com as figuras geométricas, incentive os alunos a procurarem ao redor por objetos que possuem as mesmas formas das figuras geométricas apresentadas na atividade.

(Sugestão 7) Fazer recorte em revistas montando formas geométricas;

(Sugestão 8) Desenhar formas utilizando objetos, como por exemplo: círculos utilizando copos, quadrado, utilizando caixas de leite e etc.

(Sugestão 9) Fazer colagem de grãos dentro das formas geométricas.

(Sugestão 10) Recortar esponjas para fabricar carimbos. Utilizar essas formas molhando-as em tinta e marcando na cartolina.

(Sugestão 11) Construir um painel de formas geométricas.

É importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-las. Através dos jogos online os alunos entrarão em contato com a informática de uma forma lúdica e prazerosa onde a apreensão de conhecimentos relativos a esse saber como denominação das partes que compõem o computador, sua lógica de funcionamento, linguagem e terminologias referentes ao mesmo, controle de periféricos como mouse, teclado, etc.

Sugestão de atividades utilizando formas geométricas

Disponível em: http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com/2013/05/projeto-figuras-cores-e-formas.html

Acesso em: 21 de maio de 2021

Para complementar o trabalho com as figuras geométricas, proponha o jogo:

• FORMAS GEOMÉTRICAS

• AVENTURA GEOMÉTRICA