Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Formas geométricas

Formas geométricas

Acerte o desafio do amigo caranguejo para pilotar o submarino da Escola Games e pegar as formas geométricas, no fundo do mar.

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Espaço e forma

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano

Idade

5 a 7 anos

Objetivos para o aluno

  • Identificar e nomear as formas geométricas e relacioná-las ao desenho;
  • Identificar semelhanças e diferenças entre as formas geométricas;
  • Aprimorar a capacidade de discriminação visual;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar as formas geométricas planas, suas características e nomes;
  • Oferecer atividade lúdica em que as crianças tenham contato com as diferentes figuras geométricas planas, promovendo uma aprendizagem significativa;
  • Trabalhar coordenação motora com as habilidades de manuseio do teclado;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Sugestão de abordagem para o professor

Para introduzir o assunto do jogo, converse com as crianças sobre a diversidade de formas dos objetos que estão a nossa volta, começando pela sala de aula: o quadro, as carteiras, cadeiras, porta, relógio, borracha, etc..

Explore as diversas figuras geométricas e o nome de cada uma.

Proponha o jogo em duplas, onde os integrantes deverão se revezar a cada jogada. Marque a opção TELA CHEIA, para as crianças visualizarem melhor as imagens.

Durante o jogo, enquanto um colega joga, o outro faz o registro em uma folha: desenha a figura que está sendo capturada e escreve o seu nome. Este registro é também um aliado à memorização das figuras geométricas e seus nomes.

Complementando o conteúdo

Como o trabalho com FIGURAS GEOMÉTRICAS é interdisciplinar, sugerimos, para as crianças menores, uma roda de história com o livro “Clact... Clact... Clact...”, das autoras Liliana Iacocca e Michele Iacocca, Editora Ática. Através dele poderão ser propostas outras atividades como, por exemplo, recorte e colagem de figuras geométricas.

Outra atividade enriquecedora deste projeto, é levar os alunos para um ‘tour’ pela escola. Durante o passeio eles deverão observar tudo que está em volta, encontrando formas geométricas. A observação das formas em vários lugares, é importante para aproximar o conteúdo da realidade do aluno, dando maior sentido e motivando-os.

Uma proposta interessante também é a versão da “Dança das cadeiras”, mas com as figuras geométricas. Leve a turma para a quadra (ou outro espaço disponível na escola). Leve também diversas figuras geométricas recortadas em folha de jornal: círculo, quadrado, retângulo, triângulo, trapézio, pentágono e outras. É importante ter uma figura a menos que o número de alunos da turma. Recorte-as em tamanho grande (mais ou menos a metade de uma cartolina).

Disponha as figuras no chão da quadra. Pode colá-las com um pedacinho de fita crepe, se estiver ventando muito.

Coloque uma música animada e oriente as crianças a ficarem andando entre as figuras. Quando a música parar, cada criança deverá pisar em cima de uma figura (com cuidado para não rasgar). Um aluno ficará de fora, como na “Dança das cadeiras”. Este sai da brincadeira.

Se quiser, pode propor também que cada um deverá dizer o nome da figura que escolheu pisar. Se não souber, sai da brincadeira.

É importante tirar uma figura do chão para cada aluno que sair.

Durante a atividade, é importante conversar sobre as características das figuras, seus lados e cantos, se possui lados, quantos são, se os lados são de tamanhos iguais ou diferentes e até mesmo o nome de um objeto que lembre aquela forma.

A brincadeira termina quando sobrar apenas uma criança.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/formasGeometricas.