Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Forma palavras

Forma palavras

Seja bem-vindo à nossa fábrica de palavras!

Organize as lâmpadas, até formar a palavra indicada pelo desenho.

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: usos e formas

Alfabetização

Série

2º Estágio - 1º Ano

Idade

5 a 6 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver e aprimorar a leitura e a escrita;
  • Memorizar a escrita convencional das palavras;
  • Reconhecer as diferenças escritas e sonoras das palavras;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
  • Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
  • Favorecer a compreensão do processo de construção das palavras por meio das letras;

Sugestão de abordagem para o professor

Divida a turma em duplas, de acordo com os objetivos para esta aula. É importante colocar em evidência as hipóteses de escrita de cada criança, de forma que a troca de saberes entre elas faça avançar na aprendizagem.

As crianças deverão ser estimuladas a lerem a palavra depois que estiver pronta, para averiguar possíveis letras colocadas no lugar errado.

Como registro, proponha aos alunos que copiem as palavras que apareceram nas rodadas e depois, na sala de aula, elas deverão LER cada palavra e ilustrar. Essa proposta é importante para favorecer ainda mais o desenvolvimento do processo de leitura e escrita das crianças.

Complementando o conteúdo

“Atualmente, todos os livros de alfabetização aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) passaram a trazer como encarte as letras do alfabeto, repetidas o suficiente para que a criança possa, com elas, formar palavras.

As atividades de montar e desmontar palavras com o alfabeto móvel, com letras feitas de papel, de plástico ou de madeira, permitem ao aprendiz vivenciar, de modo bastante rico, uma série de decisões sobre como escrever. Nesse momento, a atenção da criança que escreve com o alfabeto móvel vai se voltar para escolher quais letras vai usar e em que ordem vai colocá-las, na sequência da escrita da palavra. Conforme explica Morais (2012), o fato de as mesmas letras aparecerem repetidas cria a situação de conviver com letras como um conjunto de classes de elementos iguais”.

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 32.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/formaPalavras.

Google Play

Instale o aplicativo no seu dispositivo Android

App Store

Instale o aplicativo no seu iPad / iPhone