Era dos Dinossauros

Nosso herói voltou à pré-história para resgatar as folhas do calendário.

Ajude-o a resgatá-las respondendo às questões sobre calendário e viva uma grande aventura, na era dos dinossauros.

Grandezas e medidas

Medidas de tempo: intervalo de tempo, uso do calendário, leitura de horas em relógios digitais e ordenação de datas

Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.

O uso do calendário é imprescindível no nosso cotidiano. Ele é importante porque nos ajuda a organizar as atividades que temos que realizar ao longo dos dias e dos meses do ano, nos orienta sobre quais serão os feriados do ano, as provas, as férias, o nosso aniversário e etc. Aprender utilizar o calendário é fundamental para entender e interpretar todas essas datas. A proposta deste game é ensinar essa temática de forma lúdica e descontraída.

Reconhecer o calendário (dia, mês e ano) como fundamental no cotidiano das pessoas;

Perceber quantos dias formam uma semana, um mês um ano (estudo dos números);

Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;

Relacionar e identificar as unidades de medida de tempo – dia, semana, mês e ano;

Construir a noção de contagem e sequência dos dias da semana, destacando a sucessão e a duração do tempo;

Estabelecer relação dos acontecimentos cotidianos entre o hoje, ontem e amanhã;

Compreender e relacionar as unidades de medidas de tempo no contexto social;

Reconhecer o significado das palavras: bimestre, trimestre, semestre e ano bissexto;

Reconhecer a medição e organização do tempo: dias, meses, anos, décadas e séculos;

Entender os calendários que foram criados ao longo da história;

Participar de resoluções de situações problemas envolvendo dias, meses e anos;

Levar o aluno a perceber a sucessão e a duração do tempo, por meio da contagem e sequência dos dias, das semanas, dos meses e dos anos;

Reconhecer que o calendário faz parte da nossa vida;

Trabalhar coordenação motora;

Propor a utilização dos números em diferentes contextos;

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Apresentar aos alunos diferentes formas de medir o tempo;

Mostrar aos alunos a importância do calendário;

(Sugestão 1) O jogo poderá ser proposto individualmente ou em duplas. As crianças deverão ser estimuladas a trocarem ideias para encontrarem a resposta correta. A noção de que cada acontecimento ocorre no seu tempo é conquistada gradativamente pelas crianças, mas o professor pode e deve proporcionar experiências nas quais os alunos vivenciem o uso social da medida de tempo.

(Sugestão 2) Para complementar o trabalho desenvolvido pelo game “Era dos Dinossauros”, sugerimos fixar, na parede da sala de aula, o calendário do mês, para acompanhar com os alunos o dia-a-dia. Se preferir, utilizar um calendário que tenha todos os meses do ano.

(Sugestão 3) Elaborar um calendário coletivo com a data de nascimento de todos os alunos. Solicitar que os alunos acompanhem o calendário diariamente para não esquecerem do aniversário de nenhum coleguinha.

(Sugestão 4) Trabalhar de forma interdisciplinar com o professor de ciências apresentando aos alunos o calendário lunar.

(Sugestão 5) Solicitar que os alunos construam um relógio de Sol.

(Sugestão 6) Solicitar que os alunos inventem um calendário de acordo com os eventos mais importantes de suas vidas.

(Sugestão 7) No link abaixo trouxemos algumas dicas de atividades imprimíveis para trabalhar o assunto.

acesso em 03 de Abril de 2021

(Sugestão 8) Apresentar aos alunos diferentes calendários elaborados ao longo da história (calendário gregoriano, calendário inca, calendário maia, calendário solar).

(Sugestão 9) Construir com os alunos uma ampulheta.

(Sugestão 10) Elaborar um calendário criativo (ilustrado) destacando datas comemorativas como; páscoa, natal, ano novo e etc.

(Sugestão 11) Trabalhar com os alunos os feriados do calendário, destacando feriados regionais.

1. É muito importante estabelecer uma rotina diária em que se inicie a aula sempre questionando a turma: que dia é hoje? Qual dia da semana? Qual é o mês?

No decorrer deste trabalho, acrescentar novos questionamentos às crianças, como forma de explorar e trabalhar o calendário:

• Qual dia do mês foi ontem? E qual dia da semana?

• Amanhã, qual dia será?

• Quantos dias faltam para terminar este mês?

• Qual é o último dia da semana deste mês?

• Amanhã já estaremos em outro mês, qual é o nome dele?

• Quantos dias faltam para chegar a nossa Festa Junina?

1. É relevante marcar no calendário, com a ajuda das crianças, datas importantes para a turma: festas da escola, aniversariantes do mês, dentre outras.

Outras situações-problemas poderão ser propostas, a partir das jogadas neste game:

1. Qual outro mês que tem o mesmo número de dias que este?

2. Em que dia da semana começou este mês?

3. Vejam o último dia deste mês. Em que dia da semana começará o próximo mês? Que mês é este?

4. Se hoje é a 3ª quarta-feira do mês, que dia é hoje?

5. Faltam 48 horas para sábado. Quantos dias faltam?

6. A reunião de pais acontecerá no dia 30.Quantos dias faltam?

7. Luísa faz aniversário no 5º dia do mês e Samuel faz aniversário 18 dias depois de Luísa. Que dia é aniversário de Samuel?

8. Quantas semanas este mês possui?

9. Quantos dias de aula teremos neste mês?

10. Observando o mês que aparece na jogada, escreva os nomes dos meses que vêm antes e depois deste.

1. É interessante decorar a sala com calendários bem ilustrados e usá-los diariamente, destacando sempre os aniversariantes, atividades importantes do contexto da escola e feriados regionais. Quando mais o aluno utilizar o calendário no seu dia a dia melhor mais facilmente ele irá aprender sobre o assunto.

2. Conheça outro jogo do ESCOLA GAMES que trabalha a mesma temática.

Calendário Mágico