logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games

Compartilhe com a sua turma:

compartilhar com Whatsapp
compartilhar com Facebook
compartilhar com Google Classroom
Dividindo a pizza

Dividindo a pizza

Quem não ama uma pizza bem quentinha e cheia de queijo?

E nada melhor do que, além de saborear sua pizza favorita, aprender brincando. Ajude a chef Franchesca a separar os pedaços das pizzas para entregar aos seus clientes e aproveite para treinar seu conhecimento sobre frações. Vamos nessa? Clique no botão Play.

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
4º Ano
Números

Números racionais: frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100)

(EF04MA09)

Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

Matemática
5º Ano
Números

Representação fracionária dos números racionais: reconhecimento, significados, leitura e representação na reta numérica

(EF05MA03)

Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

(EF04MA09)
Reconhecer as frações unitárias (frações com numeradores iguais a 1) como unidades de medida menores do que um, significa identificar uma parte de um todo ou inteiro e verificar quantas vezes ela cabe no inteiro, associando que a fração unitária mede ou vale menos do que o inteiro fracionado. A utilização da reta numérica é um recurso que permite a compreensão da relação entre o inteiro e uma de suas partes. As representações da fração (esquema, desenho, numérica e escrita) bem como os nomes específicos dos termos da fração (numerador e denominador) é recomendada.

(EF05MA03)
Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo implica em compreender, simultaneamente, que o traço da fração pode significar a divisão entre o numerador e o denominador e também como indicador de que um inteiro foi dividido em certo número de partes iguais (indicadas no denominador), sem sobrar resto, e que, dessas partes, foram tomadas algumas (indicadas no numerador). Assim, a fração 2/5 pode significar 2:5 e um inteiro dividido em 5 partes das quais se tomou 2. Essa relação deve ser explorada em frações maiores, menores ou iguais a um inteiro, como, por exemplo: 1/2; 2/2 ou 3/2. Não há necessidade de nomear as frações estudadas em própria, imprópria ou aparente, uma vez que o que importa na habilidade são as duas ideias envolvendo fração (como divisão e como parte de um todo) e a representação na reta numérica.

Ficha pedagógica