Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Ditado

Ditado

Aumente o volume, ouça a palavra, observe o desenho e não perca tempo para escrever corretamente a palavra ditada! Mostre que você é o craque do das palavras.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: usos e formas

Ortografia

Alfabetização

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

06 a 09 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver e aprimorar a leitura e escrita;
  • Perceber as diferenças entre a pronúncia e a grafia convencional das palavras;
  • Compreender o processo de estrutura das palavras;
  • Desenvolver a capacidade de juntar sílabas para formar palavras;
  • Associar a palavra à imagem;
  • Desenvolver atenção e concentração;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Memorizar a escrita convencional das palavras trabalhadas e associá-las à escrita de outras palavras;
  • Utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Desenvolver o processo de escrita e pronúncia de novas palavras;
  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
  • Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
  • Favorecer a compreensão do processo de construção das palavras por meio das letras;
  • Oferecer subsídios para que as crianças avancem no nível de escrita;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Proponha o jogo em duplas, onde os pares sejam estimulados a trocarem ideias para comporem as palavras. Ora um integrante da dupla escreve uma palavra, ora o outro.

Ative a tecla capslock do teclado para que as crianças utilizem a letra maiúscula na escrita das palavras.

Como registro, entregue uma tabela para que os alunos copiem as palavras que apareceram na rodada e depois, na sala de aula, proponha algumas atividades.

Sugestões de atividades usando as palavras do game:

(Sugestão 2) Ler a palavra e ilustrar.

(Sugestão 3) Circular letra inicial e final das palavras.

(Sugestão 4) Escrever outra palavra que tenha a mesma inicial.

(Sugestão 5) Ditar palavras para colega de outra dupla.

(Sugestão 6) Elaborar uma frase com cada uma das palavras.

(Sugestão 7) Separar as palavras em sílabas.

(Sugestão 8) Classificar quanto ao número de sílabas.

(Sugestão 9) Classificar quanto à sílaba tônica.

(Sugestão 10) O jogo também pode ser explorado como atividade de tarefa, para casa, usando o registro no caderno.

(Sugestão 11) Elaborar flashcards ou fichas. De um lado coloque a imagem ou desenho e do outro lado o nome da imagem ou objeto. Você pode executar essa mesma atividade colocando a definição da palavra (procurando no dicionário).

(Sugestão 12) Brincar com o jogo da forca.

(Sugestão 13) Auto-ditado; a criança mesma escreve as palavras e depois corrige em dupla com o colega.

(Sugestão 14) Dominó com imagens e palavras.

(Sugestão 15) Ditado de conceitos: o professor dita a palavra e o aluno escreve a definição ou conceito, por exemplo, morcego: mamífero que voa. Essa atividade deve ser usada com os alunos a partir do 3º ano.

(Sugestão 16) Brincadeira de adivinha ou jogo de mímicas; semelhante a atividade número 15, porém o professor fala as características do animal o objeto e o aluno escreve a palavra, por exemplo, animal peludo, narigudo e gosta de comer cupins. Resposta: tamanduá.

(Sugestão 17) Utilização de caça-palavras.

(Sugestão 18) Utilização de caça-palavras.

(Sugestão 19) Ditado estourado. Coloque dentro de um balão letras do alfabeto (uma letra em cada balão). Peça para cada aluno estourar um balão, em seguida o aluno deve dizer rapidamente uma palavra com aquela letra. Você pode limitar a escolha da palavra, escolhendo apenas animais, cidades e etc.

(Sugestão 20) Ditado surpresa. Coloque alguns objetos dentro de uma caixinha bem bonita e passe durante a aula pela sala. As crianças vão tirando os objetos e escrevendo sua lista.

(Sugestão 21) Ditado musical. Coloca-se uma música para os alunos escutarem. No momento que ela para os alunos deve escrever a última palavra que ouviram. Uma variação: ter a letra da música com lacunas, depois de ouvir a música, escrever as palavras que faltam.

Complementando o conteúdo

O ditado é uma atividade muito comum nas séries iniciais auxiliando no processo de alfabetização dos alunos. Existem dezenas de formas de executar essa atividade. Algumas delas foram listadas no item “Sugestões para o professor”. Abaixo trouxemos também um site com mais 15 formas de utilizar o ditado.

https://canaldoensino.com.br/blog/15-formas-de-alfabetizar-os-alunos-por-meio-do-ditado

Acesso em: 16/03/2021

Não importa a idade dos seus alunos, pode ter certeza que eles terão um grande avanço se você aplicar o ditado como uma forma de aprendizado. Sobre os mais diversos benefícios do ditado podemos citar: melhora da atenção, estimula a concentração aumenta, melhora a ortografia, auxilia na linguagem, melhora compreensão auditiva...

Saiba mais os benefícios em: https://br.guiainfantil.com/materias/educacao/escrita/beneficios-dos-ditados-para-as-criancas/

Acesso em: 16/03/2021.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/ditado.

Google Play

Instale o aplicativo no seu dispositivo Android

App Store

Instale o aplicativo no seu iPad / iPhone