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Ficha para o professor

Ditado

Ditado

Aumente o volume, ouça a palavra, observe o desenho e não perca tempo para escrever corretamente a palavra ditada! Você tem 30 segundos para digitar cada uma. Após o ditado, você pode jogar um divertido caça-palavras.

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: usos e formas

Ortografia

Alfabetização

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano

Idade

5 a 8 anos

Objetivos para o aluno

  • Aprimorar a leitura e escrita;
  • Perceber as diferenças entre a pronúncia e a grafia convencional das palavras;
  • Memorizar a escrita convencional das palavras trabalhadas e associá-las à escrita de outras palavras;
  • Utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
  • Favorecer a compreensão do processo de construção das palavras por meio das letras;
  • Oferecer subsídios para que as crianças avancem no nível de escrita;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

Proponha o jogo em duplas, onde os pares sejam estimulados a trocarem ideias para comporem as palavras. Ora um integrante da dupla escreve uma palavra, ora o outro.

Ative a tecla caps lock do teclado para que as crianças utilizem a letra de imprensa maiúscula na escrita das palavras.

É importante colocar em evidência as hipóteses de escrita de cada criança, de forma que a troca de saberes entre elas faça avançar na aprendizagem (veja abaixo no item “Complementando o conteúdo”, sobre os níveis de escrita).

Como registro, entregue uma tabela para que os alunos copiem as palavras que apareceram na rodada e depois, na sala de aula, proponha algumas atividades.

Sugestões (seguir conforme faixa etária dos alunos):

Ler a palavra e ilustrar.

Circular letra inicial e final das palavras.

Escrever outra palavra que tenha a mesma inicial.

Ditar palavras para colega de outra dupla.

Elaborar uma frase com cada uma das palavras.

Separar as palavras em sílabas.

Classificar quanto ao número de sílabas.

Classificar quanto à sílaba tônica.

O jogo também pode ser explorado como atividade de tarefa, para casa, usando o registro no caderno.

Complementando o conteúdo

Para o trabalho com escrita e leitura das crianças, é importante conhecer os diferentes níveis da escrita e suas características:

Os níveis da escrita - Contribuição de Emília Ferreiro

Nível pré-silábico: A criança não estabelece relação entre fala e escrita. Não faz correspondência entre a grafia e os sons. Usa diferentes formas de representação (garatujas, desenhos, números) para escrever. Há uma grande variação de caracteres.

Nível silábico: A criança relaciona grafia e sons, de maneira que representa cada sílaba (som) por meio de uma letra. No nível silábico primitivo, ela representa a sílaba com qualquer letra, é aleatório. Quando alcança o nível silábico evoluído, ela passa a representar a sílaba com a vogal ou a consoante que aparece na sílaba. Isso ocorre porque a criança passa a representar partes sonoras estáveis das sílabas.

Nível silábico-alfabético: A criança evolui para uma representação mais completa dos sons das palavras. É comum neste nível que na representação gráfica faltem algumas letras, o que leva alguns profissionais a confundirem nível de evolução da escrita com dificuldade de aprendizagem. São coisas distintas: a primeira é uma fase normal do desenvolvimento da escrita, a segunda pode estar relacionada a algum distúrbio como a dislexia, e tem causa neural e genética.

Nível alfabético: A criança faz a correspondência da grafia com fonemas (unidades sonoras da língua) que favorece a diferenciação das palavras pelos sons (fonemas) e sinais gráficos da língua (grafemas). Portanto, ela é capaz de fazer a correspondência entre elementos sonoros e a grafia. Nesta fase a criança ainda não é ortográfica, ou seja, ela ainda não escreve conforme os padrões da norma culta, seguindo as regras ortográficas. A ortografia é adquirida com a prática da leitura e escrita.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/ditado.