Ditado

Sim, é possível aprender de uma maneira leve e muito legal! Descubra se você conhece as palavras que o jogo apresenta. Basta ouvir, conferir o desenho na tela e digitar a palavra no teclado do seu computador ou celular. Você vai treinar sua atenção e conhecimentos sobre as palavras, acentuação e grafia. Participe do desafio do Ditado!

Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Construção do sistema alfabético e da ortografia

(EF02LP03)

Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação

(EF03LP04)

Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em monossílabos tônicos terminados em a, e, o e em palavras oxítonas terminadas em a, e, o, seguidas ou não de s.

(EF02LP03)
No que envolve as regulares diretas, o desenvolvimento da habilidade acontece pela prática da leitura e escrita de modo permanente. No caso das regulares contextuais, é pertinente a construção de regras de observação das semelhanças e diferenças; portanto, a habilidade pressupõe outras distintas, que envolvem procedimento de análise e registro das descobertas.

(EF03LP04)
Esta habilidade requer do aluno: identificar as sílabas das palavras; reconhecer qual sílaba é tônica; identificar quais têm vogais abertas e quais têm vogais fechadas; reconhecer sinais gráficos como o acento agudo e o circunflexo; relacionar o primeiro com vogais abertas e o segundo, com as fechadas. Depois disso, requer que os alunos identifiquem as regularidades da acentuação apontadas na habilidade.