Direito da criança

Um joguinho de perguntas e respostas que ensina sobre os direitos das crianças? Nós temos!

Conheça o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que é uma lei específica para proteger e acolher as crianças e adolescentes do Brasil. Descubra os principais pontos deste estatuto tão importante se divertindo! A cada pergunta certa, você ganha 50 pontos! Vamos ver quantos pontos você consegue fazer?

Oralidade

Planejamento de texto oral

Exposição oral

(EF35LP20)

Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas

(EF05HI05)

Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.

(EF35LP20)
A habilidade tem como foco a exposição oral de pesquisas em contexto escolar. E requer o estudo de textos desse gênero, de modo a permitir ao aluno reconhecer a articulação entre a fala e o uso de roteiro escrito e recursos multissemióticos próprios ou compatíveis com o gênero previsto.

(EF05HI05)
Esta habilidade consiste em conhecer aspectos da história da cidadania entendendo-a como um esforço social que levou tempo para se realizar e que passou por revoluções, resistências e acertos coletivos. Para esse grupo etário, pode-se considerar uma visão histórica mais panorâmica, que pontue marcos históricos importantes da conquista da cidadania: Atenas, século VI a.C., Revolução Francesa, 1788 e Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948.