logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Descobrimento do Brasil

Descobrimento do Brasil

Você conhece a história do descobrimento do nosso país? Pedro Álvares Cabral e sua comitiva encontraram o Brasil em 1500, depois de viajar por 44 dias em alto mar. Tem um moooonte de outras curiosidades para você descobrir neste jogo incrível. Monte quebra-cabeças e leia sobre tudo que aconteceu. Fique craque em História!

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Geografia
4º Ano
O sujeito e seu lugar no mundo

Processos migratórios no Brasil

(EF04GE02)

Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

História
4º Ano
As questões históricas relativas às migrações

Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos

Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil

As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960

(EF04HI11)

Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

O jogo de quebra-cabeça trabalha habilidades essenciais para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos. Além de exercitar a memória visual, montar quebra-cabeças ajuda no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas. Essa habilidade será muito importante em disciplinas como a matemática, por exemplo. Quanto mais cedo o cérebro for estimulado a encontrar soluções, mais fácil será resolver os problemas.

Esse jogo além de desenvolver todos estes aspectos ainda leva o aluno para conhecer um pouco mais de perto a História do Brasil. Essa será uma aventura que os alunos adorarão embarcar.

Objetivos para o aluno

Desenvolver atenção, concentração e o raciocínio lógico;

Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Evidenciar a discriminação e a percepção visual, através da análise das peças e suas posições no quebra-cabeça;

Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Promover o estudo da História do Brasil;

Compreender e analisar como foi à chegada dos portugueses no Brasil.

Desenvolver respeito pela cultura de outros povos;

Entender e conhecer nossas origens;

Conhecer personagens históricos;

Objetivos para o professor

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;

Apresentar aos alunos diferentes culturas;

Proporcionar aos alunos, a familiarização com a história do Brasil;

Apresentar fatos históricos sobre o descobrimento do Brasil;

Levar o aluno a compreender as mudanças históricas do século XVI e de operar as dimensões da anterioridade e posterioridade.

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Ao iniciar a abordagem do tema, é importante que o professor saliente que o Descobrimento do Brasil faz parte de um contexto mais amplo, o das Grandes Navegações. Além disso, é importante que ele esclareça os alunos a respeito das controvérsias sobre a chegada dos portugueses à América e seus principais motivos que levaram a colonização do Brasil.

Para trabalhar História do descobrimento do Brasil de forma efetiva é preciso mostrar aos alunos como era o país antes da chegada dos portugueses, visto que o país já era habitado pelos indígenas. Para isso você pode iniciar com as seguintes perguntas:

Quem eram os indígenas?

Como se organizavam?

Quais as principais tribos?

Como se deu a relação inicial com os portugueses?

O que os índios pensavam dos portugueses?

O que tinha no Brasil que interessou os portugueses?

(Sugestão 2) Para as séries iniciais faça uma roda de leitura e em seguida apresente aos alunos o mapa do mundo, mostrando o trajeto realizado pelas grandes navegações. Peça para eles colorirem.

Para os alunos a partir do 4º ano peça para que eles mesmos realizem o trajeto com lápis de escrever, oriente os alunos quando for necessário.

(Sugestão 3) Proponha aos alunos a realização de um teatro onde poderão se apresentar para toda a escola, na reunião de pais ou algum evento comemorativo, como por exemplo dia 22 de Abril.

(Sugestão 4) Com o objetivo de desenvolver a leitura e a escrita por meio da observação do senso crítico do aluno, sugira a confecção de uma história em quadrinhos. Para os alunos do 2º e 3º ano sugira que faça pelo menos uma tirinha. Para os alunos do 4º e 5º sugira uma história mais completa e elaborada.

(Sugestão 5) Apresente ilustrações de livros, internet e revista que remonte a História do Descobrimento, em seguida oriente que os alunos façam desenhos para posterior exposição no mural da escola.

Complementando o conteúdo

Personagens importantes e Curiosidades sobre o Descobrimento do Brasil

D. Manuel - organizou uma grande expedição de 1500 homens comandados por Pedro Álvares Cabral que partiu de Lisboa em 9 de março de 1500.

Pedro Alvarez Cabral – era o comandante das 13 caravelas, eles cruzaram o oceano e acabaram chegando erroneamente em terras brasileiras, já que o objetivo era alcançar a Índia. Daí então a associação do nome índios, ao povo encontrado aqui.

Índios – nativos no Brasil muito antes da chegada dos portugueses, foram pacíficos no momento da chegada das caravelas em seu solo, inclusive ao invés de atacar os portugueses eles os recepcionaram com danças. Contudo, ao longo da colonização do Brasil, houveram muitos conflitos entre índios e portugueses, além de mortes de índios por doenças às quais os índios não tinham resistência física.

Pero Vaz de Caminha – foi o responsável por escrever todos os documentos que registram as primeiras paisagens e impressões sobre o solo brasileiro, além do estranhamento no contato com os índios, devido à imensa diferença cultural dos povos.

Mais de 1.000 línguas eram faladas no Brasil antes do descobrimento. Hoje, apenas 180 ainda sobrevivem e apenas 11 são faladas, por mais de 5.000 pessoas.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br