Descobrimento do Brasil

Você conhece a história do descobrimento do nosso país? Pedro Álvares Cabral e sua comitiva encontraram o Brasil em 1500, depois de viajar por 44 dias em alto mar. Tem um moooonte de outras curiosidades para você descobrir neste jogo incrível. Monte quebra-cabeças e leia sobre tudo que aconteceu. Fique craque em História!

O sujeito e seu lugar no mundo

Processos migratórios no Brasil

(EF04GE02)

Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.

As questões históricas relativas às migrações

Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos

Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil

As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960

(EF04HI11)

Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

(EF04GE02)
Descrever as migrações dos povos que ajudaram a formar a sociedade brasileira significa conhecer os fluxos populacionais migratórios dos grupos europeus, asiáticos, africanos e latino-americanos que vieram para o Brasil. A habilidade consiste em compreender a dinâmica interna de migração no Brasil, associando-a ao crescimento das cidades e à ocupação de novas fronteiras agrícolas.

(EF04HI11)
A habilidade diz respeito a avaliar se a migração ocorrida na sociedade em que vive o aluno provocou ou não mudanças no espaço e nas relações sociais de seu lugar de vivência.