Corpo humano

Conhecer o corpo humano é super importante! Vamos conhecer as principais partes nesse joguinho bem legal. As crianças foram passear no clube e vamos aproveitar para testar nossos conhecimentos. Afinal, você sabe onde ficam o pé, a mão, a boca e os braços? Aperte o play e vamos brincar!

Ciências
Vida e evolução

Corpo humano Respeito à diversidade

(EF01CI02)

Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

Partes do Corpo é um tópico essencial no ensino de ciência para crianças/alunos iniciantes. Uma vez que os alunos tenham aprendido o vocabulário das partes do corpo, eles podem usar essas palavras para descrever a si mesmos e aos outros.

Indicado para o trabalho com o CORPO HUMANO na Educação Infantil, esse jogo é interativo e completo! Com áudio, as crianças conseguem entender facilmente os comandos e através dos desenhos, associarem cada parte do corpo ao seu nome.

Conhecer e identificar as partes do corpo humano;

Nomear partes do corpo humano;

Trabalhar o respeito as diferenças;

Desenvolver a coordenação motora e concentração;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Propiciar o conhecimento do corpo humano;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

(Sugestão 1) Levar os alunos para quadra e pedir para que eles desenhem o corpo do colega no chão com um giz. Sempre reforçar que o contorno de cada um é diferente porque somos diferentes. Trabalhar nos alunos o respeito às diferenças.

(Sugestão 2) Fazer pintura com as mãos.

(Sugestão 3) Pintar as mãos e os pés com tinta e fazer pinturas em cartolinas.

(Sugestão 4) Cantar a música da Xuxa “cabeça, ombro, joelho e pé” e coreografar.

(Sugestão 5) Criar flashcards com as imagens e nome das partes do corpo.

(Sugestão 6) Trabalhar de forma interdisciplinar com o professor de educação física, levando os alunos para a quadra e fazendo exercícios de alongamento.

(Sugestão 7) Brincar com massinha de modelar fazer a réplica de um corpo humano.

(Sugestão 8) Levar para a sala vários estilos musicais e pedir para que os alunos dancem de acordo com ritmo da música. Em seguida, reúna os alunos em roda e peça para que eles digam quais músicas trabalham com mais ou menos movimentos do corpo. Quais músicas trabalharam mais com os braços? Quais trabalharam mais com o quadril?

(Sugestão 9) Brincar de mímica.

(Sugestão 10) Montar com os alunos um modelo anatomia em tamanho real.

(Sugestão 11) Montar um esqueleto de macarrão.

Para o trabalho com o CORPO HUMANO, é fundamental elaborar um Projeto interdisciplinar, onde possa trabalhar este conteúdo nas aulas de Educação Artística, Matemática, Educação Física, Língua Portuguesa, Música e Literatura.

Algumas sugestões de atividades para este projeto:

• Colagem das partes do corpo;

• Completar com material concreto as partes do corpo;

• Fazer o contorno do corpo das crianças em papel pardo e depois cada aluno irá completar o seu contorno com retalhos de tecidos, recorte de revistas, botão, lã, etc.

• Confeccionar o corpo humano com massinha de modelar;

-Assistir a vídeos educativos sobre o corpo humano;

• Quebra-cabeça do corpo humano;

• Propor atividades de assimetria, pedindo para completarem a outra metade do corpo (dar Xerox com apenas o lado direito do corpo desenhado);

• Contar histórias que envolver partes do corpo. Um exemplo é “Pelegrino e Petrônio” de Ziraldo;

• Trabalhar com músicas que exploram as partes do corpo;

• Propor atividades de psicomotricidade envolvendo habilidades de movimento, equilíbrio, lateralidade e ritmo, através de brincadeiras, exercícios e musicalidade;

• Ouvir o coração através do instrumento médico estetoscópio;

• Observar as impressões digitais com a lupa;

• Pedir que tragam RX, se tiverem, para observação e conhecimento sobre os ossos;

• Levar espelho para a sala de aula, para explorar o corpo e suas partes;

• Para este Projeto, é importante ter como objetivo geral:

• Despertar na criança a consciência de seu corpo, o conhecimento de cada uma de suas partes, funções e cuidados, para que perceba suas possibilidades e limitações, diferenças e semelhanças e a importância de cada pessoa como ser único.