Coral didático

No fundo do mar, existe um Coral Didático que vai te encantar! Com ele você vai aprender as letras, os números, as formas geométricas e as cores.

BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03ET05)

Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Língua Portuguesa
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

(EF01LP04)

Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

Ideal para o trabalho com as crianças em fase de alfabetização, este jogo traz conteúdo sobre figuras geométricas, números, letras e cores! Com áudio, a proposta facilita a compreensão das crianças, que poderão jogar com mais autonomia.

Conhecer as letras do alfabeto;

Diferenciar as letras do alfabeto;

Conhecer a ordem alfabética da escrita do alfabeto;

Associar letra ao seu som;

Desenvolver atenção, memória, oralidade e integração.

Conhecer as cores;

Diferenciar as cores;

Conhecer as formas geométricas;

Aprimorar a capacidade de discriminação visual;

Estabelecer relações entre objetos com figura geométrica plana, observando suas características;

Conhecer os números;

Diferenciar os números;

Conhecer a ordem numérica;

Possibilitar ao aluno identificar e diferenciar as letras do alfabeto;

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Oferecer proposta lúdica e prazerosa que possibilite ao aluno associar as letras à sua grafia e sons.

Compor um ambiente facilitador e prazeroso para trabalhar os conteúdos abordados no jogo: letras do alfabeto, sequência numérica de 1 a 9, cores e as figuras geométricas: quadrado, retângulo, círculo, triângulo, pentágono e hexágono;

Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;

Promover momentos de descontração e socialização do conhecimento.

(Sugestão 1) O jogo pode ser trabalhado individualmente ou em duplas. Cada rodada possui seis jogadas e estas podem ser divididas entre os integrantes da dupla. É importante estimular a troca de conhecimento e ideias entre os alunos, pois esta interação é muito importante para o desenvolvimento e aprendizagem da turma.

(Sugestão 2) Para trabalhar com o alfabeto, enriqueça sua proposta pedindo aos alunos que falem uma palavra que tenha como inicial a letra que apareceu na bolha. Os alunos também poderão escrever a letra em uma folha e, depois, como registro da atividade, escrever uma palavra com cada letra que anotou.

(Sugestão 3) Durante o trabalho com as figuras geométricas, incentive os alunos a procurarem ao redor por objetos que possuem as mesmas formas das figuras geométricas apresentadas na atividade.

(Sugestão 4) Leve a ideia do jogo “Coral didático” para a sala de aula e monte um cenário de fundo do mar com um baú contendo cartas: das letras do alfabeto, os números de 1 a 9, as cores e as figuras geométricas. Jogue com os alunos e os incentive a acessar o jogo em casa, como fonte de aprendizagem para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula.

(Sugestão 5) Construir um jogo da memória utilizando desenhos de números, cores, palavras e formas geométricas;

(Sugestão 6) Fazer recorte em revistas montando formas geométricas;

(Sugestão 7) Recortar de revistas as letras do alfabeto colocando em ordem no caderno ou folha sulfite.

(Sugestão 8) Construir alfabeto de tampinhas de garrafas. Distribuir aos alunos e solicitarem que montem palavras simples.

(Sugestão 9) Levar os alunos para um ‘tour’ pela escola. Durante o passeio eles deverão observar tudo que está em volta, encontrando formas geométricas. A observação das formas em vários lugares, é importante para aproximar o conteúdo da realidade do aluno, dando maior sentido e motivando-os.

(Sugestão 10) Brincadeira da amarelinha com os números de 0 a 10. Contando em ordem crescente na ida e decrescente na volta.

(Sugestão 11) Montar um dominó de formas geométricas.

(Sugestão 12) Pintura com guache e cola colorida.

(Sugestão 13) Usar a tinta para fazer mistura e descoberta de novas cores.

Para complementar o trabalho com as letras do alfabeto, o ESCOLA GAMES tem à disposição os jogos:

• ALFABETO DE SABÃO

• APRENDENDO O ALFABETO

• HORA DE PINTAR O ALFABETO

• LETRINHAS

• PESCA LETRAS

• BRINCANDO COM AS VOGAIS

• URSINHO A, E, I, O, U

Para complementar o trabalho com as figuras geométricas, proponha o jogo:

• FORMAS GEOMÉTRICAS

• AVENTURA GEOMÉTRICA

• FORMAS E DESENHOS