Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Completando os números

Completando os números

Complete os espaços com os números que faltam.

Preste bastante atenção para descobrir a lógica de cada fase.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Números e operações

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano - 4º Ano

Idade

10 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Identificar regularidades na sequência numérica para nomear, ler, escrever, comprar e ordenar números naturais;
  • Reconhecer as características do sistema de numeração decimal;
  • Formular estratégias sobre a escrita numérica, pela identificação da posição ocupada pelos números;
  • Exercitar o raciocínio lógico, encontrando os numerais que faltam em cada sequência;
  • Fixar conhecimento adquirido na sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Oferecer situações em que os alunos possam analisar, interpretar e produzir sequências numéricas diversas;
  • Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;
  • Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

As crianças poderão estar em duplas ou trios e deverão trocar ideias para solucionar cada problema proposto. É imprescindível colocar em evidência o que cada aluno sabe e o que precisa aprender, para que a troca de ideias e conhecimentos entre eles, faça avançar na aprendizagem.

Para as crianças menores, escolha a opção do nível mais fácil onde as sequências numéricas trabalhadas são: 1, 2, 3... / 2, 4, 6... / 3, 6, 9... / 5, 10, 15... / 10, 20, 30...., etc.

No nível médio, algumas sequências propostas são: 15, 30, 45... / 20, 22, 24... / 100, 105, 110... / 100, 150, 200... / 200, 210, 220..., etc.

No nível difícil, indicado para as crianças maiores, algumas sequências propostas são: 99, 199, 299... / 344, 354, 364... / 629, 634, 639... / 67, 68, 69...etc.

Como registro para o jogo, peça aos alunos que anotem os primeiros quatro números de cada sequência. Na sala de aula, distribua a turma em pequenos grupos. Cada grupo trabalhará com as sequências que anotou.

As crianças deverão descobrir a lógica de cada sequência e em seguida deverão criar outra proposta com a mesma lógica, usando outros números. Por exemplo: se tiverem a sequência 25, 30, 35..., poderão criar: 12, 17, 22, 27, etc.

Outras propostas poderão ser elaboradas, explorando o trabalho com:

- Antecessor e sucessor.

- Separar números pares e ímpares.

- Unidade, dezena e centena.

- Quatro operações.

Use os registros também para enviar tarefa para casa!

Complementando o conteúdo

É essencial explorar com os alunos diferentes tipos de sequências numéricas. No quadro, peça-os para citarem exemplos de sequências numéricas, enquanto você anota todas elas. A partir delas, desafiar os alunos a elaborarem novos exemplos.

Observar que nas sequências existe uma regularidade na formação dos termos (Lei de formação). Deixar isso claro desde o início deste trabalho.

Trabalhar com outros exemplos relacionados a números do nosso cotidiano. Por exemplo, contar de 10 em 10 / 100 em 100 a partir do ano em que estamos, até chegar no ano 2500 / 3000.

Contar de 60 em 60, como fazemos a contagem das horas.

Contar de 1000 em 1000 como fazemos a contagem dos quilômetros.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando www.escolagames.com.br/jogos/completandoNumeros.