Coleta seletiva

Você já parou para pensar como é importante preservar o meio ambiente? Uma excelente maneira de fazermos isso é separar os lixos da forma correta. Cada tipo de resíduo deve ir em uma lixeira especial. Vamos jogar para descobrir como fazer a coleta seletiva direitinho?

Natureza, ambientes e qualidade de vida

Produção, circulação e consumo

(EF03GE08)

Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reúso e reciclagem/ descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

Ciências
Matéria e energia

Propriedades físicas dos materiais

Ciclo hidrológico

Consumo consciente

Reciclagem

(EF05CI05)

Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

A conservação do meio ambiente depende diretamente da conscientização e da mudança de hábitos das pessoas. Tal mudança só é possível através da educação ambiental. Pensando nisso, elaboramos um jogo divertido que contribui para a formação de alunos conscientes e comprometidos com o meio ambiente e sua preservação. A proposta facilita a memorização das cores usadas nas lixeiras da coleta seletiva e trabalha informações importantes sobre este tema.

Conhecer como é feita a coleta seletiva e seus benefícios;

Identificar os materiais que podem ser reciclados;

Separar os materiais segundo sua origem (papel, metal, plástico, vidro e orgânico);

Analisar fatos e situações sobre o lixo, do ponto de vista ambiental, reconhecendo a necessidade de participar deste processo;

Conscientizar-se sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo, na escola, em casa, no bairro, na cidade;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Trabalhar conceitos de reutilização, redução e reciclagem;

Estimular a mudança de hábitos e a formação de novos hábitos que favorecem o meio ambiente e a natureza;

Promover a reflexão sobre a responsabilidade de cada um nesse processo de coleta seletiva;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

(Sugestão 1) Proponha que as crianças joguem em duplas e troquem ideias sobre o lixo que deverá ser descartado nas lixeiras. Como registro, entregue lixeiras recortadas em papel colorido (nas cores das lixeiras da Coleta Seletiva) para cada dupla. Os alunos terão que escrever qual é o tipo de material que cada lixeira recebe e, durante o jogo, escrever e desenhar os resíduos que foram descartados em cada uma.

(Sugestão 2) Para as crianças maiores, propor registro de perguntas e respostas à medida que forem jogando:

• O que é lixo orgânico?

• O que pode ser produzido a partir do lixo orgânico?

• Qual é o material utilizado na fabricação do vidro?

• O que podemos evitar com a reciclagem do papel?

• Quantos anos o plástico leva para desaparecer completamente do meio ambiente?

• Como se chama a ação de separar os diferentes resíduos e enviar para serem reciclados?

• Quais as diferenças entre lixo e resíduo?

• Qual a cor da lixeira onde descartamos os resíduos de metal?

• Quais os recipientes de plástico que podemos descartar nas lixeiras vermelhas?

• Quais os benefícios da Coleta Seletiva?

(Sugestão 3) Organizar um grupo na sala de aula (Agentes Ambientais), cuja responsabilidade é fiscalizar o descarte incorreto dos resíduos sólidos, além disso, pode ser observados vazamentos, desperdício, entre outros. É interessante que seja feito crachás e identificações para os alunos. Faça o revezamento dos grupos a cada 15 dias.

(Sugestão 4) Se não houver coleta seletiva na escola é importante que se inicie. Peça para os alunos construírem lixeiras personalizadas.

(Sugestão 5) Fazer a construção de um mural informativo sobre a importância da coleta seletiva.

(Sugestão 6) Solicitar que os alunos façam folhetos sobre como deve ser feita a separação dos resíduos sólidos.

(Sugestão 7) Montar uma oficina com brinquedos e outros objetos construídos com papel, papelão, PET e etc.

(Sugestão 8) Fazer uma receita utilizando cascas de frutas, como por exemplo, bolo de casca de banana. Para beber pode ser feito suco da casca do abacaxi.

(Sugestão 9) Realizar uma sessão de cinema com o filme: “Lorax: Em busca da Trúfula perdida”. Em seguida, fazer a discussão com os alunos.

Um Projeto Interdisciplinar deverá ser desenvolvido com os alunos, sobre o tema COLETA SELETIVA.

É muito importante que as crianças se conscientizem e tenham ações práticas que reduzam o seu impacto sobre o planeta Terra. Para isso é fundamental que eles saibam o que significam os 5 Rs (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar).

1º R: Repensar. É muito importante repensar hábitos de consumo e descarte. Será que o que você está comprando é realmente necessário? Ao invés de comprar algo novo, não poderia reaproveitar o que já tem? Essas e outras perguntas podem ser feitas para que os alunos reflitam sobre a maneira como estão consumindo e também como estão descartando o lixo que produzem.

2º R: Reduzir. Formas de reduzir: adquirir refis de produtos; escolher produtos que tenham menos embalagens ou embalagens econômicas; dar prioridade às embalagens retornáveis; ter sempre sua sacola de compras ao invés de utilizar as sacolinhas de plástico; etc.

3º R: Recusar. Ao recusar o uso de produtos que prejudicam a saúde e o meio ambiente, está contribuindo para um mundo mais limpo.

4º R: Reutilizar. Ao reutilizar, estará aumentando a vida útil do produto, além de economizar na extração de matérias-primas virgens.

5º R: Reciclar. Ao reciclar qualquer produto reduz-se o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas.