Classificação dos animais

Olha só quem voltou? É o Professor Sapão!

E agora nós vamos brincar de entender como os animais são classificados. Você já ouviu falar em invertebrado, vertebrado, mamífero, aves, répteis, peixes, aracnídeos, insetos, crustáceos e anfíbios? Vamos jogar e testar seus conhecimentos! Depois de acertar 5 perguntas, ainda tem um joguinho super legal para ajudar o Professor Sapão a comer todas as mosquinhas que aparecerem. Vamos nessa?

Ciências
Vida e evolução

Seres vivos no ambiente

Plantas

(EF02CI04)

Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

Ciências
Vida e evolução

Características e desenvolvimento dos animais

(EF03CI06)

Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Os alunos, em geral, têm muito interesse por animais e por isso este jogo se torna envolvente, contribuindo para que se esforcem e se dediquem em todas as etapas, principalmente para encontrarem as respostas corretas e chegarem à lagoa para alimentarem o Profº Sapão. Use este jogo para sistematizar os conhecimentos dos alunos a respeito da classificação dos animais vertebrados e invertebrados. Entre um grupo de questões e outro, uma brincadeira para estimular a participação dos alunos!

Conhecer as características de cada grupo de animais vertebrados e invertebrados;

Compreender as diferenças entre animais vertebrados e invertebrados;

Nomear as classes de animais vertebrados;

Nomear as classes de animais invertebrados;

Diferenciar as classes de vertebrados;

Diferenciar as classes de invertebrados;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Propiciar aos alunos a compreensão da diferença entre os animais vertebrados e invertebrados;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

(Sugestão 1) Antes de propor o jogo, levar para a sala gravuras de diversos animais, incluindo os que aparecem no game. Proponha a construção de cartazes com a classificação dos seres vivos.

(Sugestão 2) Leve os alunos para um passeio na escola e no quarteirão e peça para eles anotarem todos os seres vivos que eles conseguem ver. Em sala, solicite que eles façam a separação deles em grupos (plantas, vertebrados, invertebrados).

(Sugestão 3) Aproveite o assunto e introduza o tema de componente abióticos e bióticos e execute a atividade acima utilizando essa proposta.

(Sugestão 4) Utilizar a atividade de botões para introduzir o assunto sobre classificação dos seres vivos. Ela está disponível no link abaixo.

acesso em 09 de Junho de 2021

(Sugestão 5) Construa junto com os alunos uma árvore filogenética mostrando a relação de parentesco entre os seres vivos. Faça essa atividade de forma simples e clara, Não introduza conceitos complexos de evolução. Dê foco nas similaridades entre os seres vivos.

(Sugestão 6) No site abaixo é possível encontrar 10 atividades lúdicas para você desenvolver o tema.

acesso em 09 de junho de 2021

ANIMAIS VERTEBRADOS: são aqueles que possuem vértebras que formam a coluna vertebral. São classificados em:

Mamíferos: alimentam-se do leite da mãe durante algum tempo após o nascimento. Possuem o corpo coberto por pelos. A maior parte dos mamíferos é terrestre. As baleias e os golfinhos também são mamíferos.

Aves: nascem de ovos. Possuem bico, asas e o corpo coberto de penas.

Répteis: geralmente nascem de ovos. Possuem o corpo coberto de escamas, placas duras ou carapaças.

Anfíbios: A característica mais marcante é o seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre, apesar de haver exceções.

Peixes: são aquáticos e possuem os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras. Respiram através das guelras ou brânquias. A maioria possui o corpo coberto por escamas.

INVERTEBRADOS: são aqueles que não possuem vértebras.

Podem ser encontrados na água, na terra e até mesmo dentro do solo. Os invertebrados incluem todos os animais sem coluna vertebral. Dentre os invertebrados, os mais numerosos são os artrópodes (como insetos, aranhas, escorpiões e crustáceos) e os moluscos (como caracóis, lesmas, mariscos, lulas e polvos).