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Ficha para o professor

Circo mágico

Circo mágico

O Circo Mágico está cheio de atrações divertidas!

Palhaços, mágicos, elefantes, macacos e ursos se apresentam no picadeiro.

Jogo educativo de matemática com os conceitos: gordo e magro, alto e baixo, largo e estreito, grande e pequeno.

Nível de Ensino

Educação Infantil

Componente curricular

Matemática

Tema

- Grandezas e medidas;

- Espaço e forma;

Série

1º Estágio - 2º Estágio

Idade

4 a 5 anos

Objetivos para o aluno

  • Fixar a aprendizagem dos conceitos: grande/pequeno, alto/baixo, largo/estreito, grosso/fino, gordo/magro, rápido/lento, frente/costas, na frente/atrás;
  • Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações de medidas, fazendo estimativa simples;
  • Estabelecer relações entre duas imagens com conceitos opostos;
  • Comparar e destacar a diferença entre as imagens pelo tamanho, posição, espessura, altura, velocidade e largura;
  • Aprimorar a capacidade de discriminação visual;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar de forma lúdica os conceitos matemáticos grande/pequeno, alto/baixo, largo/estreito, grosso/fino, gordo/magro, rápido/lento, frente/costas, na frente/atrás;
  • Apresentar atividade/jogo que estimule os alunos a estabelecerem conexões com conteúdos relacionados à Matemática;
  • Oferecer situações para que os alunos se apropriem dos conceitos trabalhados, não só para conhecimento na sala de aula, mas também para o uso em seu cotidiano;

Sugestão de abordagem para o professor

A organização da turma durante a atividade é um aspecto fundamental para favorecer a interação entre as crianças, a circulação de informação e o avanço das aprendizagens. É importante dividi-las em duplas ou trios.

Durante o jogo, as crianças deverão se revezar para clicar nas imagens. A cada proposta, uma criança coordena o mouse, mas os companheiros de dupla ou trio deverão ajudar na busca pela resposta correta.

Como registro, a sugestão é distribuir uma tabela com os conceitos trabalhados onde as crianças deverão completar com outros exemplos, através de desenhos.

Exemplo: na jogada entre os macacos altos e baixos, as crianças poderão desenhar um adulto/uma criança, uma girafa/um tatu, um prédio/uma casa.

Na sala de aula, outros jogos deverão ser construídos para este trabalho, complementando o jogo “Circo Mágico”! Uma sugestão interessante e muito significativa é o JOGO DA MEMÓRIA, onde as crianças deverão achar os pares “opostos” de acordo com cada conceito:

Alto/baixo, curto/comprido, grosso/fino, profundo/superficial, cheio/vazio, pesado/leve, longe/perto, pouco/muito, rápido/lento, pequeno/grande, entre outros.

Complementando o conteúdo

Um jogo do site ESCOLA GAMES pode enriquecer este trabalho, com conteúdo específico de MAIOR e MENOR. É o “Maior e menor na selva”.

As medidas têm um uso de grande significado social e estão presentes nas atividades do nosso dia a dia. Por isso são importantes no trabalho de Matemática, não só por configurar a prática social da disciplina, como também por possibilitar a integração entre os vários tópicos programáticos: sistema de numeração, operações, medidas, espaço e forma.

Ainda que alguns dos aspectos a serem estudados sejam complexos, a necessidade do uso social gera a responsabilidade da escola em explorá-los desde o ingresso do aluno ao Ensino Infantil. Cabe ao professor, selecionar propostas, materiais e atividades adequadas.

É objetivo da Educação Infantil, levar a criança a compreender o procedimento de medir, explorando para isso tanto estratégias pessoais quanto ao uso de alguns instrumentos, como balança, fita métricas e recipientes, por exemplo.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/circoMagico.

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