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Ficha para o professor

Casa de carne

Casa de carne

Olá! O açougueiro precisa de sua ajuda!

A Casa de Carne Escola Games está lotada e é necessário escolher, para cada cliente, o corte de carne mais indicado e cobrar o valor correto.

Contamos com seus conhecimentos para atender a todos muito bem!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Números e operações

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

6 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Resolver problemas matemáticos envolvendo as quatro operações;
  • Brincar, simulando o jogo simbólico (vida real);
  • Desenvolver conhecimentos sobre a nossa moeda, o Real;
  • Conhecer os cortes de carne bovina;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Desenvolver nas crianças estratégias de cálculos utilizando o dinheiro;
  • Trabalhar dificuldades apresentadas pelos alunos em relação ao uso do dinheiro, especificamente sobre nossa moeda, o Real;
  • Compor um ambiente facilitador e prazeroso para aprender Matemática, trabalhando as quatro operações;

Sugestão de abordagem para o professor

- Trabalhe com esta proposta como um “faz de conta”, pois as crianças se sentirão mais envolvidas. Assuma a postura de dono do açougue e converse com a turma, convencendo-as a comprar, simulando situações que imitem a realidade: “E aí? O que você vai querer comprar para fazer no almoço hoje?”, ou “O que você está com vontade de comer? Vamos ver qual a carne que você vai levar para a sua mãe fazer no almoço, ou no jantar de hoje.”

- Proponha o jogo em duplas. As crianças deverão jogar juntas, com folha e lápis em mãos. Para cada proposta, um registro na folha antes de marcar as notas na tela. Fazendo assim, a dupla terá oportunidade de trocar ideias e sistematizar seus conhecimentos. É importante que as duas crianças passem pelas duas funções: jogar e registrar.

- Durante as compras as crianças chegam à quantia cobrada de diferentes maneiras. Socialize os exemplos, mostrando que vários deles são corretos.

- Para os alunos do 3º ano, vale utilizar o registro para criar situações problema na sala de aula, aumentando a dificuldade do jogo. Por exemplo:

Os colegas Lucas e Matheus, em uma de suas jogadas, compraram 2 quilos de picanha por R$20,00 e pagaram com 2 notas de R$10,00. No próximo sábado eles farão uma festa para os amigos e precisarão comprar 4 quilos de picanha. Quanto será o total da compra?

Vão pagar com uma nota de R$100,00. Eles receberão troco? Quanto?

Complementando o conteúdo

- Durante o jogo, é importante anotar situações de dúvidas e descobertas para depois utilizá-las como conhecimento prévio em outras atividades na sala de aula como racha-cuca, outros jogos e até outras atividades de lojinha.

- É fundamental aproveitar as propostas do jogo para trabalhar com ideias de comparar preços, fazer estimativas de compra e outras propostas. Componha junto com os alunos uma tabela de preços com todos os valores dos cortes de carne, para análise.

- O professor que tiver oportunidade, estudar o capítulo “O sistema de numeração decimal” do livro ‘DIDÁTICA DA MATEMÁTICA’ de Délia Lerner. Este estudo ajudará a fundamentar o trabalho com a matemática com as crianças.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando www.escolagames.com.br/jogos/casaDeCarne.

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