Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Calendário mágico

Calendário mágico

Estamos diante do Calendário Mágico e precisamos aprender a utilizá-lo para desfrutar de seus poderes.

Após responder a todas as perguntas, você poderá usar a magia para voltar ao passado e viver uma grande aventura, na época dos dinossauros.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Grandezas e medidas

Tratamento da informação

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

6 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Reconhecer o calendário (dia, mês e ano) como fundamental no cotidiano das pessoas;
  • Relacionar e identificar as unidades de medida de tempo – dia, semana, mês e ano;
  • Construir a noção de contagem e sequência dos dias da semana, destacando a sucessão e a duração do tempo;
  • Estabelecer relação dos acontecimentos cotidianos entre o hoje, ontem e amanhã;

Objetivos para o professor

  • Levar o aluno a perceber a sucessão e a duração do tempo, por meio da contagem e sequência dos dias, das semanas, dos meses e dos anos;
  • Propor a utilização dos números em diferentes contextos;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Sugestão de abordagem para o professor

O jogo poderá ser proposto individualmente ou em duplas. As crianças deverão ser estimuladas a trocarem ideias para encontrarem a resposta correta. No desafio final, deverão se revezar, e ora um participa, ora o outro integrante da dupla.

A noção de que cada acontecimento ocorre no seu tempo é conquistada gradativamente pelas crianças, mas o professor pode e deve proporcionar experiências nas quais os alunos vivenciem o uso social da medida de tempo.

Para complementar o trabalho desenvolvido pelo game “Calendário Mágico”, sugerimos fixar, na parede da sala de aula, o calendário do mês, para acompanhar com os alunos o dia-a-dia. Se preferir, utilizar um calendário que tenha todos os meses do ano.

É muito importante estabelecer uma rotina diária em que se inicie a aula sempre questionando a turma: que dia é hoje? Qual dia da semana? Qual é o mês?

No decorrer deste trabalho, acrescentar novos questionamentos às crianças, como forma de explorar e trabalhar o calendário:

* Qual dia do mês foi ontem? E qual dia da semana?

* Amanhã, qual dia será?

* Quantos dias faltam para terminar este mês?

* Qual é o último dia da semana deste mês?

* Amanhã já estaremos em outro mês, qual é o nome dele?

* Quantos dias faltam para chegar a nossa Festa Junina?

É relevante marcar no calendário, com a ajuda das crianças, datas importantes para a turma: festas da escola, aniversariantes do mês, dentre outras.

Outras situações-problemas poderão ser propostas, a partir das jogadas neste game:

1) Qual outro mês que tem o mesmo número de dias que este?

2) Em que dia da semana começou este mês?

3) Vejam o último dia deste mês. Em que dia da semana começará o próximo mês? Que mês é este?

4) Se hoje é a 3ª quarta-feira do mês, que dia é hoje?

5) Faltam 48 horas para sábado. Quantos dias faltam?

6) A reunião de pais acontecerá no dia 30.Quantos dias faltam?

7) Luísa faz aniversário no 5º dia do mês e Samuel faz aniversário 18 dias depois de Luísa. Que dia é aniversário de Samuel?

8) Quantas semanas este mês possui?

9) Quantos dias de aula teremos neste mês?

10) Observando o mês que aparece na jogada, escreva os nomes dos meses que vêm antes e depois deste:

Complementando o conteúdo

Para complementar o conteúdo, dois textos interessantes para o trabalho sobre calendário, interdisciplinar com Língua Portuguesa:

SEIS VEZES DOIS DÁ DOZE MESES – Pedro Bandeira

... Cada mês é um brinquedo

toda vez que você diz.

Vamos juntos decorar,

pois brincar eu sempre quis!

Se janeiro é quem começa,

muita coisa ele traz.

A seguir vem fevereiro,

e vem março logo atrás!

É abril que vem chegando,

maio vem logo a seguir.

Quando junho acabar,

o semestre vai partir!

Julho vem trazendo férias,

mas, se eu noto que acabou,

passo logo por agosto

e é setembro que chegou!

Outubro é o mês da criança,

e o ano está no fim.

Vem novembro, vem dezembro,

e o Natal está para mim!...

...Esses são todos os meses,

dão um ano inteirinho.

Se até doze eu contar,

uma dúzia dá certinho!...

Calendário - Celina Ferreira

Em janeiro, boas festas!

Fevereiro é carnaval!

Em março virão as aulas,

depois abril, tudo igual.

Chega maio, mês das mães,

junho, mês dos balõezinhos.

Mas julho traz nossas férias

agosto é o mês do paizinho!

Vem setembro. É primavera.

Virá outubro é afinal

novembro passa depressa,

chega dezembro. É Natal.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/calendarioMagico.

Jogue a versão em inglês do jogo, acessando http://www.bestschoolgames.com/educational-games/magic-calendar/.