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Ficha para o professor

Caça palavras

Caça palavras

Você já sabe ler? Consegue encontrar palavras em um emaranhado de letras?

Jogue o caça palavras e mostre que você é fera na leitura!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Ciências

Geografia

Língua Portuguesa

Tema

Análise e reflexão sobre a língua

Ortografia

Meios de Transporte

Animais Mamíferos

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

6 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Aprimorar a leitura e escrita;
  • Memorizar a escrita convencional das palavras;
  • Automatizar a ortografia de palavras mais comuns, utilizando o caça-palavras;
  • Perceber as diferenças entre a pronúncia e a grafia convencional das palavras;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;
  • Associar os conhecimentos aprendidos (sobre os temas do caça-palavras) com os que aparecem no jogo;

Objetivos para o professor

  • Desenvolver o raciocínio;
  • Desenvolver a atenção e concentração;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula, relacionando-o aos temas abordados no jogo: meios de transporte, alimento, animal e mamífero;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

O professor precisa conhecer profundamente as palavras que aparecem no jogo, em cada categoria, para facilitar a abordagem com os alunos.

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas propostas em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias sobre o tema (animais, alimentos, meios de transporte ou mamíferos) e se relacionarem com as ideias dos colegas.

Na escola, o jogo pode ser proposto individualmente ou em duplas. A proposta poderá estar vinculada a algum conteúdo trabalhado em sala, ou como conteúdo de Língua Portuguesa, para o trabalho de leitura e escrita. Na categoria “Objeto”, há mais de 25 palavras para ilustrarem o trabalho com a alfabetização.

Como registro, quando o aluno achar uma palavra no diagrama, poderá copiá-la e circular a sílaba (ou a letra, de acordo com a faixa etária) que inicia a palavra. Assim, será feito para cada palavra da jogada.

Outras atividades de Língua Portuguesa poderão ser propostas a partir dos registros: circular letra inicial e final, circular sílaba inicial e final, separar as palavras em sílabas, classificar quanto ao número de sílabas.

Na categoria “Animais”, mais de 25 nomes de bichos podem ser usados para trabalhar com a classificação dos animais: répteis, mamíferos, aves, peixes e anfíbios.

O jogo também pode ser explorado como atividade de tarefa, para casa, usando o registro no caderno.

Complementando o conteúdo

Para a classificação quanto ao número de sílabas, usamos:

Monossílaba – É quando a palavra não permite a separação de nenhuma sílaba.

Dissílaba – A palavra é formada por duas sílabas.

Trissílaba – Formada por três sílabas.

Polissílaba – É quando na palavra há mais de três sílabas.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando www.escolagames.com.br/jogos/cacaPalavras.