Brincando com as vogais

Será que você conhece todas as vogais? Vamos brincar com as vogais nesse joguinho super divertido e educativo! Vamos ajudar o palhaço Dengoso a enfeitar o picadeiro do circo que chegou na cidade. Complete as palavras com as vogais corretas e depois estoure os balões que têm as vogais. Chegou a hora de aprender e se divertir de montão!

Construção do sistema alfabético e da ortografia

(EF01LP08)

Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Construção do sistema alfabético e da ortografia

(EF01LP09)

Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.

Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

(EF02LP06)

Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.

Utilizar jogos infantis interativos é uma ótima forma de ensinar, pois a criança se sente estimulada e permite com que ela entenda de um jeito fácil. É um ótimo método que agrega as principais necessidades do processo de aprendizagem, ajudando a compreender e reproduzir as palavras de forma correta, além de ajudar na memorização. Neste jogo as crianças conhecerão as vogais e poderão visualizar a escrita e ouvir a pronúncia de várias palavras, oportunizando o aprendizado lúdico e significativo.

Desenvolver habilidades de leitura;

Associar letra ao seu som;

Diferenciar vogal de consoante;

Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;

Diferenciar letras de números e formas geométricas;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Possibilitar a aquisição das habilidades e competências essenciais à construção do processo de leitura e escrita das crianças;

Oferecer proposta lúdica e prazerosa que possibilite ao aluno associar as letras à sua grafia e sons;

Trabalhar as diferentes cores através do estímulo visual e auditivo que o jogo oferece;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

• Este jogo deverá ser proposto em duplas e as crianças deverão se revezar durante os cliques nas vogais: ora um completa a palavra, ora o outro integrante da dupla completa a outra.

• Estimule os alunos a lerem a palavra que aparece, de acordo com o desenho e peça que copiem cada uma delas, em uma folha.

• Em outro momento, usando este registro, proponha a leitura das palavras e logo em seguida a ilustração de cada uma delas. Se surgir dúvidas e dificuldades na leitura de algumas palavras, devolva a questão para a turma e peça a ajuda de todas as crianças para descobrir de qual palavra se trata.

• Outra sugestão é criar material para consultas em outras atividades de escrita. Convide os alunos a construírem um dicionário com este repertório e fixar na parede. Na frente de cada palavra deverá ter o desenho para que as crianças identifiquem e memorizem os nomes. É importante escrever as palavras usando letra maiúscula, em tamanho suficiente para que os alunos consigam enxergar em qualquer ponto da sala de aula.

• Realizar ditados (Fale a palavra e peça para que o aluno escreva no caderno qual a vogal presente no início da palavra).

• Ditado Ilustrado (coloque a foto de objetos ou animais no quadro e peça para que os alunos contem quantas vogais o objeto/animal possui).

• Elaborar um mural com todas as vogais utilizando E.V.A.

• Trabalhar com música sobre as vogais.

• Trabalhar com vídeos sobre as vogais.

• Imprimir as vogais e pedir para que os alunos usem a imaginação para colori-las. Utilize giz de cera, canetinhas, tinta guache, lápis de colorir.

• Desenhar no chão o jogo da Amarelinha com as vogais. Ao percorrer a Amarelinha pedir para as crianças falarem o nome das vogais em voz alta.

• Utilizar caça-palavras.

As vogais são fonemas formados pela corrente de ar que, vinda dos pulmões, passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. Elas representam o início da fala e da comunicação dos seres humanos. Os bebês, por exemplo, na tentativa de comunicar com os pais pronunciam primeiro as vogais. Não há uma palavra sem vogal no vocabulário brasileiro, com ressalva das siglas e abreviações de endereços.

Para promover um aprendizado significativo e efetivo é fundamental conhecer os níveis de desenvolvimento de cada criança, bem como os estágios de aprendizagem elas se encontram, para então traçar metodologias adequadas que possam propiciar diferentes situações de ensino e de aprendizagem.

Retomando alguns conceitos sobre as vogais:

As vogais assumem a função de núcleo das sílabas, ou seja, elas são indispensáveis e fundamentais para a formação das sílabas. As vogais podem ser pronunciadas de forma oral e de forma nasal;

VOGAIS ORAIS, ou seja, que são emitidos pela boca são: a, e, i, o, u.

VOGAIS NASAIS, por sua vez, são emitidos pela boca e pelas fossas nasais e são: ã, ẽ, ĩ, õ, ũ.

VOGAUS TÔNICAS: são vogais em que são pronunciadas com maior intensidade. Exemplos: até, bola, gelo, dó, luz.