Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Brincando com as vogais

Brincando com as vogais

Complete as lacunas com vogais para formar as palavras indicadas no desenho.

No final, você pode mostrar que conhece todas essas letras, usando o martelo para bater nos palhaços que trazem vogais para o picadeiro.

Nível de Ensino

Educação Infantil

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Leitura e escrita

Oralidade

Alfabetização

Série

1º Estágio - 2º Estágio

Idade

4 a 6 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Associar letra ao seu som;
  • Diferenciar vogal de consoante;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Possibilitar a aquisição das habilidades e competências essenciais à construção do processo de leitura e escrita das crianças;
  • Oferecer proposta lúdica e prazerosa que possibilite ao aluno associar as letras à sua grafia e sons;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Sugestão de abordagem para o professor

Este jogo deverá ser proposto em duplas e as crianças deverão se revezar durante os cliques nas vogais: ora um completa a palavra, ora o outro integrante da dupla.

Estimule os alunos a lerem a palavra que aparece, de acordo com o desenho e peça que copiem cada uma delas, em uma folha.

Em outro momento, usando este registro, proponha a leitura das palavras e logo em seguida a ilustração de cada uma delas. Se surgir dúvidas e dificuldades na leitura de algumas palavras, devolva a questão para a turma e peça a ajuda de todas as crianças para descobrir de qual palavra se trata.

Outra sugestão é criar material para consultas em outras atividades de escrita. Convide os alunos a construírem um dicionário com este repertório e fixar na parede. Na frente de cada palavra deverá ter o desenho para que as crianças identifiquem e memorizem os nomes.

- É importante escrever as palavras usando letra de imprensa maiúscula, em tamanho suficiente para que os alunos Este jogo deverá ser proposto em duplas e as crianças deverão se revezar durante os cliques nas vogais: ora um completa a palavra, ora o outro integrante da dupla.

Estimule os alunos a lerem a palavra que aparece, de acordo com o desenho e peça que copiem cada uma delas, em uma folha.

Em outro momento, usando este registro, proponha a leitura das palavras e logo em seguida a ilustração de cada uma delas. Se surgir dúvidas e dificuldades na leitura de algumas palavras, devolva a questão para a turma e peça a ajuda de todas as crianças para descobrir de qual palavra se trata.

Outra sugestão é criar material para consultas em outras atividades de escrita. Convide os alunos a construírem um dicionário com este repertório e fixar na parede. Na frente de cada palavra deverá ter o desenho para que as crianças identifiquem e memorizem os nomes.

- É importante escrever as palavras usando letra de imprensa maiúscula, em tamanho suficiente para que os alunos.

Complementando o conteúdo

A avaliação é um elemento integrante de um ensino bem sucedido. É essencial acompanhar todo o processo de ensino-aprendizagem do aluno, desde o início do ano, até o final.

Esta avaliação deve ser criteriosamente planejada e tem como principal objetivo a análise, feita pelo professor, do desenvolvimento de seus alunos e as aprendizagens de cada um, ao longo do processo de ensino, tendo em conta as áreas de conteúdo preconizadas nas orientações curriculares para a educação pré-escolar.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/brincandoVogais.