Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Blocos espaciais

Blocos espaciais

Acerte o teste sobre dezenas e unidades para pilotar a nave e pegar os blocos espalhados no espaço.

Use o laser da nave para eliminar os obstáculos que estão no caminho.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Números e operações

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

6 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver raciocínio lógico-matemático;
  • Compreender o sistema de numeração decimal;
  • Aprender a contar agrupando quantidades;
  • Aperfeiçoar a leitura e a escrita de numerais;
  • Fixar conhecimento adquirido na sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Desenvolver conceitos de unidade, dezena, centena e milhar;
  • Explorar diferentes representações numéricas;
  • Desenvolver princípio de agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal;
  • Trabalhar o valor posicional dos números;
  • Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Sugestão de abordagem para o professor

As crianças deverão estar em duplas para este game. Um colega ajudará o outro na solução de cada proposta. É imprescindível colocar em evidência o que cada aluno sabe e o que precisa aprender, para que a troca de ideias e conhecimentos entre eles, faça avançar na aprendizagem.

Como registro, peça aos alunos que anotem todos os números que aparecerem nas jogadas. Eles jogarão várias vezes e por isso terão diversos números anotados. Depois, utilizando os registros de todas as duplas, deverão representá-los com o MATERIAL DOURADO em sala de aula.

Usar os registros também para propor somas e subtrações, utilizando o material dourado.

Complementando o conteúdo

É fundamental que os alunos tenham contato com o MATERIAL DOURADO em sala de aula e possam manusear, explorar, manipular, brincar, conhecer e entender esse material, para a descoberta de características, propriedades e suas possibilidades associativas.

Converse com os alunos sobre a relação de números e quantidades e sobre o agrupamento das quantidades de dez em dez.

O material dourado representa um sistema de agrupamento e é importante deixar as crianças manusearem enquanto você lança perguntas, levanta hipóteses e questionamentos, gerando troca de conhecimentos, informações e ideias.

Alguns questionamentos que podem ser levantados:

1) Quantos cubinhos precisamos para formar uma barra?

2) Quantas barras precisamos para formar uma placa?

3) Quantos cubinhos são necessários para formar uma placa?

4) Quantas placas são necessárias para formar um cubo?

Uma dica excelente para complementar as atividades com este projeto, é o “Jogo nunca 10!”, com material dourado:

Dispor a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e distribuir um material dourado para cada grupo.

*Cada grupo decide quem começa o jogo e a ordem das jogadas.

*Cada aluno, ao jogar, lança o(s) dados(s) e pega os cubinhos conforme a quantidade que tirou.

*Quando chegar a 10 cubinhos, deverá trocá-los por uma barra.

*Quando conseguir 10 barrinhas, deverá trocá-las por uma placa e assim sucessivamente.

*Ganha quem conseguir o maior número representado pelas peças adquiridas, ao final do tempo marcado pelo professor.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando www.escolagames.com.br/jogos/blocosEspaciais.