Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Batalha dos números

Batalha dos números

Você conhece bem os números? Sabe usar os sinais de maior e menor?

Escolha seu herói e participe de uma batalha divertida.

Somente seus conhecimentos em matemática podem te levar à vitória!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Números e Operações

Grandezas e Medidas

Série

2º Ano - 3º Ano - 4º Ano

Idade

10 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Resolver problemas matemáticos envolvendo as quatro operações;
  • Exercitar o raciocínio lógico, encontrando o resultado das operações;
  • Fixar a aprendizagem dos conceitos “maior” e “menor”;
  • Estabelecer relações de medidas, fazendo estimativa entre os possíveis resultados das operações;
  • Fixar conhecimento adquirido na sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;
  • Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar os procedimentos de cálculos da turma a partir das quatro operações;
  • Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

Divida a turma em duplas para este jogo, onde os parceiros deverão trocar ideias para solucionar cada problema proposto. É importante colocar em evidência o que cada aluno sabe e o que precisa aprender, de forma que a troca de saberes entre eles faça avançar na aprendizagem.

Para as crianças menores, faça a opção pelo nível mais fácil onde elas apenas trabalharão com os conceitos de maior e menor a partir de números, sem precisar encontrar os resultados das operações.

Como registro para estas jogadas, peça aos alunos que anotem todos os números que aparecerem nas jogadas. Use-os em propostas na sala de aula ou para casa, sugestões:

- Organizar os números em ordem crescente.

- Organizar os números em ordem decrescente.

- Escrever o antecessor e o sucessor dos números.

- Propor somas que dão margem para análise das regularidades nas sequências numéricas: +2, +5, +10, +100.

- Separar números pares e ímpares.

Para as crianças maiores, faça a opção pelo nível mais difícil onde a mesma proposta é feita, mas o aluno deverá solucionar a operação para achar qual é o número maior e o número menor.

Diante de um trabalho em duplas, é importante que as crianças troquem ideias para encontrar os resultados das operações.

Como registro, proponha que as crianças anotem as operações e os resultados obtidos. Na sala de aula, as duplas deverão trocar de folhas para verificarem cada resultado encontrado pelos colegas.

É interessante também dividir a turma em dois grupos e promover uma batalha, lançando cada uma das operações anotadas pelas crianças.

Use este registro também para enviar tarefa para casa!

Complementando o conteúdo

Professor, o uso de jogos e brincadeiras é fundamental no processo de ensino e de aprendizagem, desde que com objetivos bem definidos.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), “além de ser um objeto sociocultural em que a Matemática está presente, o jogo é uma atividade natural no desenvolvimento dos processos psicológicos básicos [...].” (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental: Brasília MEC/SEF, v. 3, p.48, 1997).

Dessa forma, propomos jogos em equipes, os quais contribuem para o desenvolvimento de atitudes como cooperação, respeito, persistência e paciência.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando www.escolagames.com.br/jogos/batalhaNumeros.

Google Play

Instale o aplicativo no seu dispositivo Android

App Store

Instale o aplicativo no seu iPad / iPhone