Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Batalha dos números

Batalha dos números

Você conhece bem os números? Sabe usar os sinais de maior e menor?

Escolha seu herói e participe de uma batalha divertida.

Somente seus conhecimentos em matemática podem te levar à vitória!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Números e Operações

Grandezas e Medidas

Série

2º Ano - 3º Ano - 4º Ano

Idade

07 a 10 anos

Objetivos para o aluno

  • Trabalhar com as quatro operações fundamentais;
  • Desenvolver processos de estimativa, cálculo mental e tabuada;
  • Resolver problemas matemáticos envolvendo as quatro operações;
  • Exercitar o raciocínio lógico, encontrando o resultado das operações;
  • Fixar a aprendizagem dos conceitos “maior” e “menor”;
  • Estabelecer relações de medidas, fazendo estimativa entre os possíveis resultados das operações;
  • Fixar conhecimento adquirido na sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Detectar as dificuldades dos alunos quanto à aprendizagem das 4 (quatro) operações fundamentais da matemática: adição, subtração, multiplicação e divisão;
  • Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;
  • Ampliar os procedimentos de cálculos da turma a partir das quatro operações;
  • Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Divida a turma em duplas para este jogo, onde os parceiros deverão trocar ideias para solucionar cada problema proposto. É importante colocar em evidência o que cada aluno sabe e o que precisa aprender, de forma que a troca de saberes entre eles faça avançar na aprendizagem.

(Sugestão 2) Para as crianças menores, faça a opção pelo nível mais fácil onde elas apenas trabalharão com os conceitos de maior e menor a partir de números, sem precisar encontrar os resultados das operações.

(Sugestão3) Registre o jogo da seguinte forma: peça aos alunos que anotem todos os números que aparecerem nas jogadas. Use-os em propostas na sala de aula ou para casa, sugestões:

- Organizar os números em ordem crescente.

- Organizar os números em ordem decrescente.

- Escrever o antecessor e o sucessor dos números.

- Propor somas que dão margem para análise das regularidades nas sequências numéricas: +2, +5, +10, +100.

- Separar números pares e ímpares.

(Sugestão 4) Para as crianças maiores, faça a opção pelo nível mais difícil onde a mesma proposta é feita, mas o aluno deverá solucionar a operação para achar qual é o número maior e o número menor.

Diante de um trabalho em duplas, é importante que as crianças troquem ideias para encontrar os resultados das operações.

Como registro, proponha que as crianças anotem as operações e os resultados obtidos. Na sala de aula, as duplas deverão trocar de folhas para verificarem cada resultado encontrado pelos colegas.

É interessante também dividir a turma em dois grupos e promover uma batalha, lançando cada uma das operações anotadas pelas crianças.

Use este registro também para enviar tarefa para casa!

(Sugestão 5) Apresente problemas para a turma, discutindo com eles as possibilidades de soluções e registrando suas ideias no quadro. Logo após, se achar necessário apresente as soluções, comparando com o que pensaram. Peça para que expliquem as suas estratégias, resolvendo coletivamente no quadro ou no caderno.

(Sugestão 6) MERCADINHO: Simular com os alunos um mercado dispondo de dinheiro de mentira. Divida os alunos em dois grupos, os vendedores e os clientes.

(Sugestão 7) ROLANDO DADOS: Produza dois dados ou leve-os prontos para a sala de aula. Role os dados e com os números que saíram escreva uma operação no quadro. Você pode por exemplo, dizer que vai começar com operações de adição, então os números que saírem serão somados. Em seguida você pode passar para as operações seguintes. As respostas podem ser escritas no caderno e conferidas depois, como é feito um ditado tradicional.

(Sugestão 8) BINGO. Coloque fichas com as operações são colocadas dentro de um saco. Em seguida, retire uma operação e fala aos jogadores. Os jogadores resolvem a operação obtendo o resultado que estará em algumas das cartelas. Aquele que possuir o resultado, marca-o com um marcador.

(Sugestão 9) Conversar com alunos sobre situações cotidianas que envolvam cálculos com adição, subtração, multiplicação e divisão. Oriente a turma para um trabalho de pesquisa que tenha como objetivo encontrar em jornais e revistas dados numéricos que permitam à turma trabalhar com cálculo mental, com operações matemáticas, dados esses que permitam a discussão de ideias matemáticas. Após a pesquisa promova um momento de socialização e apresentação dos trabalhos.

Complementando o conteúdo

Desde os anos iniciais do ensino fundamental, são trabalhados na Matemática conceitos e situações-problema envolvendo as quatro operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Esses assuntos são a base para resolução de qualquer problema matemático. Porém muitas vezes, essas operações não são assimiladas e compreendidas de forma satisfatória pelos alunos, sendo que muitos deles são promovidos para as séries subsequentes sem adquirir o domínio dos pré-requisitos, para o enfrentamento das próximas etapas de ensino aprendizagem.

No atual contexto educacional, a cada momento novos desafios surgem. À medida que a tecnologia avança a educação necessita acompanhar esse processo. O uso de jogos didáticos como estratégia no ensino da matemática vem ganhando espaço, conquistando os alunos e sanando algumas dessas dificuldades e lacunas no processo de ensino-aprendizagem.

Dicas de outros jogos do ESCOLA GAMES para trabalhar esse assunto:

- Mestre da tabuada

- Tabuada do Dino

- Antecessor e sucessor

Abaixo também sugerimos dois sites com dicas de atividades e planos de aula para desenvolver o tema.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_mat_unioeste_sandrabuligon.pdf

acesso em 20/03/2021

http://www0.rio.rj.gov.br/sme/downloads/coordenadoriaEducacao/2caderno/4Ano/4AnoMatProfessor2CadernoNovo.pdf

acesso em 20/03/2021

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/batalhaNumeros.

Google Play

Instale o aplicativo no seu dispositivo Android

App Store

Instale o aplicativo no seu iPad / iPhone