Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Aventura Geométrica

Aventura Geométrica

O submarino amarelo está de volta, e dessa vez sua missão é encontrar as formas geométricas corretas no fundo do mar.

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Espaço e forma

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano

Idade

05 a 07 anos

Objetivos para o aluno

  • Inserir e ensino das formas geométricas;
  • Associar formas a objetos;
  • Identificar e nomear as formas geométricas e relacioná-las ao desenho;
  • Identificar semelhanças e diferenças entre as formas geométricas;
  • Aprimorar a capacidade de discriminação visual;
  • Apresentar a discussão sobre formas geométricas planas: círculo, quadrado, retângulo e triângulo;
  • Estabelecer relações entre objetos com figura geométrica plana, observando suas características;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar as formas geométricas planas, suas características e nomes;
  • Promover o reconhecimento de formas geométricas no espaço e mundo das crianças;
  • Oferecer atividade lúdica em que as crianças tenham contato com as diferentes figuras; geométricas planas, promovendo uma aprendizagem significativa;
  • Trabalhar coordenação motora com as habilidades de manuseio do teclado;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Levar os alunos para um ‘tour’ pela escola. Durante o passeio eles deverão observar tudo que está em volta, encontrando formas geométricas. A observação das formas em vários lugares, é importante para aproximar o conteúdo da realidade do aluno, dando maior sentido e motivando-os.

(Sugestão 2) Como o trabalho com FIGURAS GEOMÉTRICAS é interdisciplinar, sugerimos, para as crianças menores, uma roda de história com o livro “Clact... Clact... Clact...”, das autoras Liliana Iacocca e Michele Iacocca, Editora Ática. Através dele poderão ser propostas outras atividades como, por exemplo, recorte e colagem de figuras geométricas.

(Sugestão 3) Uma proposta interessante também é a versão da “Dança das cadeiras”, mas com as figuras geométricas. Leve a turma para a quadra (ou outro espaço disponível na escola). Leve também diversas figuras geométricas recortadas em folha de jornal: círculo, quadrado, retângulo, triângulo, trapézio, pentágono e outras. É importante ter uma figura a menos que o número de alunos da turma. Recorte-as em tamanho grande (mais ou menos a metade de uma cartolina).

Disponha as figuras no chão da quadra. Pode colá-las com um pedacinho de fita crepe, se estiver ventando muito.

Coloque uma música animada e oriente as crianças a ficarem andando entre as figuras. Quando a música parar, cada criança deverá pisar em cima de uma figura (com cuidado para não rasgar). Um aluno ficará de fora, como na “Dança das cadeiras”. Este sai da brincadeira.

Se quiser, pode propor também que cada um deverá dizer o nome da figura que escolheu pisar. Se não souber, sai da brincadeira.

É importante tirar uma figura do chão para cada aluno que sair.

Durante a atividade, é importante conversar sobre as características das figuras, seus lados e cantos, se possui lados, quantos são, se os lados são de tamanhos iguais ou diferentes e até mesmo o nome de um objeto que lembre aquela forma.

A brincadeira termina quando sobrar apenas uma criança.

(Sugestão 4) Bingo com figuras geométricas no lugar de números.

(Sugestão 5) Discuta com os alunos as seguintes perguntas:

• Qual o formato do quadro negro ou quadro branco (da sala de aula)?

• Qual formato do caderno?

• Qual o formato do relógio da parede?

• Todos esses objetos tem características de formas geométricas planas?

• Quais as características do círculo?

• Quais as características do quadrado?

• Quais as características do retângulo?

• Quais as características do triângulo?

(Sugestão 6) Dentro de uma caixa de papelão coloque diversos objetos com formatos variados. Não deixe que os alunos vejam o objeto. Faça um buraco na parte superior da caixa e chame os alunos para colocar a mão dentro da caixa e adivinhar o formato do objeto que ele escolheu. Em seguida, peça para o aluno descrever seu formato ante de tirá-lo da caixa.

(Sugestão 7) Solicitar que os alunos façam desenhos apenas usando as formas geométricas planas.

(Sugestão 8) Ligar os pontos. Em um lado da olha do caderno do aluno solicite que ele desenhe um círculo, um quadrado, um retângulo e um triângulo. Do outro lado solicite que os alunos desenhem comidas que possuem aquela forma geométrica correspondente. Exemplo: casquinha do sorvete (triângulo) bola de sorvete (círculo) pizza (triângulo).... e etc.

(Sugestão 9) Utilizar palitos de picolé e palitos de fósforo para construir desenhos com as formas geométricas planas.

Complementando o conteúdo

As formas geométricas podem se dividir em dois grupos específicos: as formas planas e as não planas. Logo, o que caracteriza cada grupo são as dimensões que as formas apresentam.

• Formas geométricas planas

As formas planas podem ser representadas totalmente em um plano e apresentam duas dimensões: comprimento e largura. Além disso, podem ser classificadas como polígonos e não polígonos e são formas que não apresentam volume.

- Formas poligonais

São formas que possuem segmentos de retas fechadas ou abertas. Assim, os polígonos são formas que possuem as retas fechadas simples e convexas, ou seja, os segmentos de retas que não se cruzam.

O nome dado às formas geométricas poligonais varia de acordo com a quantidade de lados que o objeto apresenta. Exemplo: triângulo, quadrilátero, pentágono e etc. Observe:

• Triângulo – 3 lados

• Quadrilátero – 4 lados

• Pentágono – 5 lados

• Hexágono – 6 lados

• Heptágono – 7 lados

• Octágono – 8 lados

• Eneágono – 9 lados

• Decágono – 10 lados

• Undecágono – 11 lados

• Dodecágono – 12 lados

• Pentadecágono – 15 lados

• Icoságono – 20 lados

- Formas não poligonais

São formas que não possuem segmento de reta, constituídas por quaisquer curvas. Dessa forma, as formas não poligonais podem ser classificadas como abertas ou fechadas e ainda, simples e não simples (quando as curvas se cruzam).

Porém, a única forma não poligonal que é estudada na geometria plana é o círculo.

• Formas não planas

As formas não planas se diferenciam das formas planas porque não podem ser representadas em um único plano. Assim, são denominadas figuras tridimensionais ou sólidos geométricos. Logo, esse tipo de forma é estuda pela geometria espacial.

Fonte: https://conhecimentocientifico.r7.com/formas-geometricas

acesso em: 11/03/2021

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/aventuraGeometrica.