Corpo humano - Aprendendo inglês

João e Maria estão na praia e precisam aprender o nome de todas as partes do corpo humano. Ajude-os a compreender todas essas palavras lendo-as em voz alta.

Com as fronteiras linguísticas sumindo devido à facilidade de se conectar a outras culturas, o domínio da língua inglesa é fundamental para se comunicar com o mundo e suas possibilidades. O inglês nesta etapa também incentiva o desenvolvimento cognitivo dos pequenos, além disso a comunicação em diferentes idiomas estimula o raciocínio. É perceptível melhorias no aproveitamento em outras disciplinas. O contato com o inglês no ensino fundamental pode fazer toda a diferença para expandir o universo da criança desde cedo.

Despertar o interesse por culturas diferentes;

Desenvolver linguagem oral;

Apropriar-se do vocabulário de animais na Língua Inglesa;

Construir conhecimentos em Língua Inglesa;

Memorizar escrita do corpo humano em inglês;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Estimular o aprendizado da Língua Inglesa;

Despertar nos alunos o interesse em aprender a Língua Inglesa através de atividades pedagógicas lúdicas;

Promover o desenvolvimento de habilidades na língua inglesa para leitura e de palavras;

Desenvolver habilidades de compreensão escrita para outro idioma;

Trabalhar o tema “corpo humano” através do estímulo visual que o jogo oferece;

Trabalhar pronúncia correta dos animais em inglês;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

(Sugestão 1) Este jogo pode ser proposto individualmente ou em duplas. Como registro, a cada jogada, o aluno deverá escrever o nome do animal na folha. Depois, cada aluno fará a leitura dos nomes que escreveu e a ilustração das partes do corpo respectivas.

(Sugestão 2) O jogo também pode ser explorado como atividade de tarefa, para casa, usando o registro no caderno. Uma sugestão para complementar o conteúdo do jogo, é a construção de um jogo da memória onde o aluno deve encontrar os pares: nomes das partes do corpo humano escritos em inglês e a imagem correspondente.

(Sugestão 3) Trabalhar com músicas em inglês. Selecione músicas do cotidiano das crianças que permitam a identificação de palavras já trabalhadas em sala de aula. Para compor a atividade você pode imprimir a letra e solicitar que os alunos a acompanhe. Em seguida, oriente os alunos que circulem as palavras que eles não conhecem o significado. Posteriormente, solicite que os alunos procurem as palavras no dicionário e escreva o significado em seu caderno.

(Sugestão 4) Mural de palavras em inglês. Peça para cada aluno desenhar e escrever 3 palavras em inglês (determine um tema apenas), em seguida oriente na construção de um mural coletivo com os desenhos e palavras levantadas.

(Sugestão 5) Elaboração de CARDS (são cartões com informações diretas e ilustradas sobre o conteúdo, onde você coloca a imagem e a palavra da imagem correspondente).

(Sugestão 6) Utilize caça-palavras.

(Sugestão 7) Para os alunos do 2º ano solicite que elaborem histórias em quadrinhos. Mesmo que seja com poucas palavras incentive a construir e escrever as palavras que já conhecem.

(Sugestão 8) Utilize palavras cruzadas.

(Sugestão 9) Jogo da forca.

(Sugestão 10) Faça ditados.

(Sugestão 11) Brincadeira de mímicas. Nessa atividade os alunos deverão se dispor em roda, onde apenas um aluno por vez irá se levantar e fazer mímicas em que os alunos adivinhem. Os alunos que adivinharem devem falar a resposta apenas em inglês. Escolha apenas um tema para guiar adequadamente a brincadeira.

(Sugestão 12) Trabalhar com músicas em inglês. Selecione músicas do cotidiano das crianças que permitam a identificação de palavras já trabalhadas em sala de aula. Para compor a atividade você pode imprimir a letra e solicitar que os alunos a acompanhe. Em seguida, oriente os alunos que circulem as palavras que eles não conhecem o significado. Posteriormente, solicite que os alunos procurem as palavras no dicionário e escreva o significado em seu caderno.

(Sugestão 13) Utilizar o aplicativo Duolingo como recurso complementar para o aprendizado da Língua Inglesa.

(Sugestão 14) Promover atividades de completar a frase, inserindo no final da frase duas palavras, sendo uma correta, outra não).

Músicas são sempre bem-vindas e as crianças conseguem assimilar ainda mais o conteúdo. Leve para a sala de aula aquela canção “Cabeça, ombro, joelho e pé”, mas na versão em inglês. As crianças vão adorar e aprenderão brincando:

Música: Head, Shoulders, Knees and Toes

Knees and toes.

And eyes, and ears, and mouth,

And nose.

Knees and toes.

Outra canção muito utilizada nas aulas de Inglês, que tem o mesmo ritmo da música “Polegares”, pode ser baixada da internet. Grave a faixa em um CD e leve para a sala de aula. Cante com os alunos, fazendo os gestos.

Veja a letra da música:

Head and shoulders x2

Knees and toes x 2

Head shoulders x2

Knees and toes x 2

Eyes and ears x2

Nose and mouth x2

Eyes and ears x2

Nose and mouth x2

Enquanto cantam, as crianças vão apontando para a parte do corpo cantada!

Lista de partes do corpo em inglês com tradução, para consulta:

Arm – braço

Throat – garganta

Trunk – tronco

Waist – cintura

Confira outros jogos ESCOLA GAMES que trabalham a mesma temática.

ANIMAIS INGLÊS

APRENDENDO INGLÊS