Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Aprendendo inglês

Aprendendo inglês

Aprendendo inglês

Tem jeito mais legal de aprender do que se divertindo? Provavelmente não!

Por isso, preparamos um game super divertido para que você possa conhecer diversas palavras novas, entre elas muitos animais e objetos.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II

Componente curricular

Inglês

Tema

Língua Inglesa: Vocabulário de objetos e animais

Série

3º Ano - 4º Ano - 5º Ano - 6º Ano

Idade

08 a 12 anos

Objetivos para o aluno

  • Identificar similaridades e diferenças entre a língua inglesa e a língua portuguesa;
  • Despertar o interesse por culturas diferentes;
  • Desenvolver habilidades de leitura em inglês;
  • Apropriar-se do vocabulário de objetos e animais na Língua Inglesa;
  • Memorizar escrita dos nomes de objetos e animais na Língua Inglesa;
  • Conhecer algumas informações sobre os principais países que possuem o inglês como língua oficial;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Estimular o aprendizado da Língua Inglesa;
  • Despertar nos alunos o interesse em aprender a Língua Inglesa através de atividades pedagógicas lúdicas;
  • Trabalhar escrita correta de cada vocabulário;
  • Propiciar momentos de aprendizagem sobre outros povos e culturas;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Proponha o jogo em duplas. É importante que as crianças interajam entre si para uma troca de conhecimentos e avanços na aprendizagem. Peça aos alunos que repitam a pronúncia de cada vocabulário enquanto vão fazendo as jogadas. Eles podem falar a palavra para o colega da dupla e à medida que a professora passa pelas duplas, vai pedindo que falem cada um dos vocabulários que apareceram no jogo até aquele momento.

(Sugestão 2) Como registro, a cada jogada, os alunos deverão copiar todas as palavras que apareceram. Em outro momento, usar este registro para explorar o vocabulário, pronúncia, escrita, leitura, memorização e ilustração.

O jogo também pode ser explorado como atividade de tarefa, para casa, usando o registro no caderno.

(Sugestão 3) Para o trabalho de Geografia, sobre os países que têm o idioma Inglês como oficial, um questionário pode ser passado para as crianças que deverão responder enquanto jogam.

Sugestões de perguntas:

1. Em que país nasceu a língua Inglesa?

2. Qual a capital da Inglaterra?

3. Qual a forma de governo da Inglaterra?

4. Quais os nomes das duas universidades mais famosas do mundo e onde elas se situam?

5. Qual era o estilo de vida da população nativa da Austrália?

6. Cite dois animais símbolos da fauna australiana:

7. Qual é o nome do 3º maior país do mundo em extensão territorial?

8. Qual é a capital dos Estados Unidos?

9. Por quantos estados é formado os Estados Unidos?

10. Cite dois monumentos mundialmente conhecidos que se localizam nos Estados Unidos:

11. O Canadá é um país bilíngue. Quais os dois idiomas são considerados línguas oficiais do país?

12. Como se chama o país formado por ilhas, que faz parte da Oceania?

13. Qual país é considerado a capital internacional das ovelhas?

(Sugestão 3) Para o trabalho em ciências, sobre os animais os alunos podem escrever os nomes dos animais em inglês, o local onde vive e as partes do corpo também em inglês (exemplo; rabo, casco, juba, carapaça e etc). Em seguida, solicite que os alunos façam um desenho para cada animais

(Sugestão 4) Utilizar o aplicativo Duolingo como recurso complementar para o aprendizado da Língua Inglesa.

(Sugestão 5) Trabalhar com músicas em inglês. Selecione músicas do cotidiano das crianças que permitam a identificação de palavras já trabalhadas em sala de aula. Para compor a atividade você pode imprimir a letra e solicitar que os alunos a acompanhe. Em seguida, oriente os alunos que circulem as palavras que eles não conhecem o significado. Posteriormente, solicite que os alunos procurem as palavras no dicionário e escreva o significado em seu caderno.

(Sugestão 6) Filmes e desenhos em inglês. Leve os alunos para assistirem algum episódio de desenho ou filme em inglês. Repasse o desenho 3 vezes. Na primeira apresente o desenho em inglês e sem legenda. Peça para os alunos ao final do vídeo escreverem o que entendeu. Na segunda vez, coloque legenda e peça para os alunos acrescentarem as informações que não foram coletadas na primeira vez. E na terceira vez, coloque o vídeo dublado e peça para os alunos fazerem comparações com as informações coletas nas duas primeiras vezes e na última.

(Sugestão 7) Mural de palavras em inglês. Peça para cada aluno desenhar e escrever 3 palavras em inglês (determine um tema apenas), em seguida oriente na construção de um mural coletivo com os desenhos e palavras levantadas.

(Sugestão 8) Jogo da forca em inglês.

(Sugestão 9) Utilização de caça-palavras em inglês.

(Sugestão 10) Utilização de palavras cruzadas em inglês, com temas específicos (frutas, cores, animais, objetos).

(Sugestão 11) Brincadeira de mímicas. Nessa atividade os alunos deverão se dispor em roda, onde apenas um aluno por vez irá se levantar e fazer mímicas em que os alunos adivinhem. Os alunos que adivinharem devem falar a resposta apenas em inglês. Escolha apenas um tema para guiar adequadamente a brincadeira.

(Sugestão 12) Para o trabalho interdisciplinar com a matemática, proporcione um momento onde os alunos deverão reproduzir uma receita culinária. Nesta atividade além do aprendizado de novas palavras os alunos terão contato com números, proporcionando o entendimento entre a importância de medidas e quantidade.

Complementando o conteúdo

Hoje a língua inglesa, é quase a mesma em todo o mundo, porém existem diferenças na escrita entre um país e outro. É importante conhecer essas diferenças e abordar essa questão com as crianças, mas é fundamental priorizar o ensino do idioma de apenas um país.

Abaixo temos alguns exemplos entre o inglês britânico e o inglês americano. Veja que muitas palavras são parecidas:

Catalogue – Catalog

Programme – Program

Theatre – Theater

Colour – Color

Centre – Center

Humour – Humor

Mas muitas são bem diferentes, embora com o mesmo significado:

Flat – Apartment

Crisps/ chips – Potato chips / French Fries

Cinema – Movie Theater

Film – Movie

Toilet – Bathroom

Holiday – Vacation

Sweet – Candy

Biscuit – Cookie

Motorway – Highway

Lorry – Truck

No link abaixo estão 490 sugestões de atividades imprimíveis para trabalhar inglês com as crianças.

https://br.pinterest.com/cruzferreiramc/atividades-ingl%C3%AAs/

Acesso em 02 de Abril de 2021.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoIngles.