Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Aprendendo inglês

Aprendendo inglês

Viaje pelos países que falam a língua inglesa e conheça curiosidades sobre cada um deles. Ao final de sua viagem, você pode brincar com um quebra-cabeça.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Geografia

Inglês

Tema

Língua Inglesa: Vocabulário de objetos e animais

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

6 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Despertar o interesse por culturas diferentes;
  • Apropriar-se do vocabulário de objetos e animais na Língua Inglesa;
  • Memorizar escrita dos nomes de objetos e animais na Língua Inglesa;
  • Utilizar a linguagem cartográfica para localizar alguns países;
  • Conhecer algumas informações sobre os principais países que possuem o inglês como língua oficial;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • - Estimular o aprendizado da Língua Inglesa;
  • - Despertar nos alunos o interesse em aprender a Língua Inglesa através de atividades pedagógicas lúdicas;
  • - Trabalhar pronúncia correta de cada vocabulário;
  • - Desenvolver habilidades de compreensão auditiva para outro idioma;
  • - Propiciar momentos de aprendizagem sobre outros povos e culturas;

Sugestão de abordagem para o professor

Proponha o jogo em duplas. É importante que as crianças interajam entre si para uma troca de conhecimentos e avanços na aprendizagem.

Peça aos alunos que repitam a pronúncia de cada vocabulário enquanto vão fazendo as jogadas. Eles podem falar a palavra para o colega da dupla e à medida que a professora passa pelas duplas, vai pedindo que falem cada um dos vocabulários que apareceram no jogo até aquele momento.

Como registro, a cada jogada, os alunos deverão copiar todas as palavras que apareceram. Em outro momento, usar este registro para explorar o vocabulário, pronúncia, escrita, leitura, memorização e ilustração.

O jogo também pode ser explorado como atividade de tarefa, para casa, usando o registro no caderno.

Para o trabalho de Geografia, sobre os países que têm o idioma Inglês como oficial, um questionário pode ser passado para as crianças que deverão responder enquanto jogam.

Sugestões de perguntas:

1. Em que país nasceu a língua Inglesa?

2. Qual a capital da Inglaterra?

3. Qual a forma de governo da Inglaterra?

4. Quais os nomes das duas universidades mais famosas do mundo e onde elas se situam?

5. Qual era o estilo de vida da população nativa da Austrália?

6. Cite dois animais símbolos da fauna australiana:

7. Qual é o nome do 3º maior país do mundo em extensão territorial?

8. Qual é a capital dos Estados Unidos?

9. Por quantos estados é formado os Estados Unidos?

10. Cite dois monumentos mundialmente conhecidos que se localizam nos Estados Unidos:

11. O Canadá é um país bilíngue. Quais os dois idiomas são considerados línguas oficiais do país?

12. Como se chama o país formado por ilhas, que faz parte da Oceania?

13. Qual país é considerado a capital internacional das ovelhas?

Complementando o conteúdo

Hoje a língua inglesa, é quase a mesma em todo o mundo, porém existem diferenças na escrita entre um país e outro. É importante conhecer essas diferenças e abordar essa questão com as crianças, mas é fundamental priorizar o ensino do idioma de apenas um país.

Abaixo temos alguns exemplos entre o inglês britânico e o inglês americano. Veja que muitas palavras são parecidas:

Catalogue – Catalog

Programme – Program

Theatre – Theater

Colour – Color

Centre – Center

Humour – Humor

Mas muitas são bem diferentes, embora com o mesmo significado:

Flat – Apartment

Crisps/ chips – Potato chips / French Fries

Cinema – Movie Theater

Film – Movie

Toilet – Bathroom

Holiday – Vacation

Sweet – Candy

Biscuit – Cookie

Motorway – Highway

Lorry - Truck

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoIngles.