Aprendendo as horas

Ajuste os ponteiros do relógio para a hora indicada.

A cada acerto você ganha pontos para brincar dentro do relógio, em um jogo muito divertido.

Grandezas e medidas

Medidas de tempo: leitura de horas em relógios digitais e analógicos, duração de eventos e reconhecimento de relações entre unidades de medida de tempo

Ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.

Aprender a identificar as horas em um relógio ou encontrar uma equação de tempo vai muito além de uma simples conta matemática. O ensino sobre as horas promove a conexão e planejamento dos alunos com o tempo em suas atividades diárias, promove a responsabilidade e atenção. E agora, aprender a olhar as horas no relógio de ponteiros, ficou muito mais divertido!! Com este jogo, os alunos terão a oportunidade de reforçar seus conhecimentos e ainda explorar suas habilidades motoras para passar pelo desafio que acontece dentro do relógio!

Compreender e relacionar as unidades de medidas de tempo no contexto social;

Reconhecer a medição e organização do tempo: segundos, minutos e horas;

Reconhecer os sinais do tempo no dia a dia;

Conhecer as funções dos ponteiros de um relógio;

Identificar as horas e minutos em um relógio;

Reconhecer o relógio como um instrumento de medida de tempo;

Traduzir a representação da fração nos fragmentos das horas;

Participar de resoluções de situações problemas envolvendo horários;

Apresentar aos alunos diferentes formas de medir o tempo;

Mostrar aos alunos a importância das horas para as pessoas se programarem durante o dia;

Explorar a relação entre hora e minuto;

Trabalhar o conceito de fração, a partir dos fragmentos das horas;

Oferecer situações para que os alunos se apropriem dos conceitos de Grandeza e Medida, não só para conhecimento na sala de aula, mas também para o uso em seu cotidiano;

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

(Sugestão 1) Para que o jogo fique ainda mais significativo, crie situações problema, cujas respostas serão a hora indicada pelo jogo.

• 05h25 – Marcelo, pai de Tomás, levanta-se todos os dias bem cedo para ir trabalhar. Qual é o horário que seu despertador toca para que ele se levante?

• 11h40 – Toda segunda-feira, Sr. Alfredo vai até a banca de revistas para comprar sua revista semanal. Qual é o horário que ele costuma ir até lá?

(Sugestão 2) Construir relógio de E.V.A com ponteiros móveis e solicitar que os alunos movam o relógio conforme as horas reais.

(Sugestão 3) Peça para que os alunos façam um cronograma semanal sobre seus horários (que horas acordou, que horas entrou na escola, que horas almoçou, que horas foi dormir e assim sucessivamente).

(Sugestão 4) Apresentar aos alunos a diferença entre relógio digital e relógio analógico.

(Sugestão 5) Pendurar um relógio na sala e aleatoriamente perguntar aos alunos que horas são.

(Sugestão 6) Levar os alunos para a quadra em 3 períodos diferentes do dia e pedir para que eles façam observações e em seguida anotações.

(Sugestão 7) Fazer a leitura do poema Tic-Tac do autor Vinícius de Moraes.

(Sugestão 8) Em uma folha imprima diversos relógios sem a marcação de horas. Ao lado coloque horas fictícias para que os alunos desenhem os ponteiros.

(Sugestão 9) Coloque os alunos em roda e façam as seguintes perguntas;

A que horas vocês costumam levantar?

E o café da manhã, vocês tomam a que horas?

Que horas vocês saem de casa para vir à escola?

Quem sabe a que horas é o nosso recreio?

Que horas termina a aula?

Que horas vocês costumam dormir?

(Sugestão 10) Mostrar para os alunos o funcionamento do relógio de Sol. Essa é uma atividade que pode ser trabalhada de forma interdisciplinar com o professor de Geografia, Ciências e Matemática.

(Sugestão 11) Peça para que os alunos façam dois quadros em uma folha de caderno. Do lado esquerdo peça para que eles desenhem um Sol, onde ao longo do dia fará observações sobre o ambiente, as pessoas. No lado direito peça para que os alunos desenhem um céu estralado e solicite que eles anotem o que acontece durante esse período. Após a realização dessa atividade promova socialização entre os alunos.

(Sugestão 12) Construir com os alunos uma ampulheta usando garrafas PET e areia de construção.

(Sugestão 13) Fabricar jogo da memória com diversas imagens das horas.

(Sugestão 14) Trabalhar com os alunos a música “O relógio” de Walter Franco.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4szJqFbLEnE&ab_channel=ChicoViniciusVEVO

Acesso em: 15/03/21

Para trabalhar com resolução de problemas a partir das horas, é importante lembrar que cálculo de horas é diferente do usado no sistema decimal.

Para calcular quanto tempo dura uma sessão de cinema, por exemplo, as crianças precisam entender e assimilar que o cálculo de horas, minutos e segundos possui características próprias. A base é 60, diferente do sistema decimal, que é o que mais usamos em nosso dia-a-dia. A metade de 1 hora é 30 minutos e para contá-los há intervalos: de 1 em 1 ou 5 em 5.

É importante também chamar a atenção dos alunos para as estratégias específicas que precisam para somar ou subtrair. Se o cinema começa às 20h30 e leva 1h45 para acabar, vai terminar às 22h15 e não às 21h75, como resultado de uma soma tradicional.

Você também pode convidar os professores de Ciência e Geografia e montar um projeto onde os alunos deverão pesquisar sobre a história do relógio de Sol e posteriormente construir um.

Para saber mais sobre o relógio de Sol acesse.

Acesso em 18/03/2021