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Ficha para o professor

Aprendendo as horas

Aprendendo as horas

Ajuste os ponteiros do relógio para a hora indicada.

A cada acerto você ganha uma vida para brincar dentro do relógio, em um jogo divertido.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Grandezas e medidas

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

6 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Conhecer as funções dos ponteiros de um relógio;
  • Identificar as horas e minutos em um relógio;
  • Reconhecer o relógio como um instrumento de medida de tempo;
  • Traduzir a representação da fração nos fragmentos das horas;
  • Participar de resoluções de situações problemas envolvendo horários;

Objetivos para o professor

  • Explorar a relação entre hora e minuto;
  • Trabalhar o conceito de fração, a partir dos fragmentos das horas;
  • Oferecer situações para que os alunos se apropriem dos conceitos de Grandeza e Medida, não só para conhecimento na sala de aula, mas também para o uso em seu cotidiano;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Sugestão de abordagem para o professor

Para que o jogo fique ainda mais significativo, crie situações problema, cujas respostas serão a hora indicada pelo jogo.

Sugestões:

05h25 – Marcelo, pai de Tomás, levanta-se todos os dias bem cedo para ir trabalhar. Qual é o horário que seu despertador toca para que ele se levante?

11h40 – Toda segunda-feira, Sr. Alfredo vai até a banca de revistas para comprar sua revista semanal. Qual é o horário que ele costuma ir até lá?

Complementando o conteúdo

Para trabalhar com resolução de problemas a partir das horas, é importante lembrar que cálculo de horas é diferente do usado no sistema decimal.

Para calcular quanto tempo dura uma sessão de cinema, por exemplo, as crianças precisam entender e assimilar que o cálculo de horas, minutos e segundos possui características próprias. A base é 60, diferente do sistema decimal, que é o que mais usamos em nosso dia-a-dia. A metade de 1 hora é 30 minutos e para contá-los há intervalos: de 1 em 1 ou 5 em 5.

É importante também chamar a atenção dos alunos para as estratégias específicas que precisam para somar ou subtrair. Se o cinema começa às 20h30 e leva 1h45 para acabar, vai terminar às 22h15 e não às 21h75, como resultado de uma soma tradicional.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoHoras.