Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Aprendendo o alfabeto

Aprendendo o alfabeto

Clique na pipa que tem uma figura com o nome começado pela mesma letra que aparece na placa. Respondendo corretamente o desafio, você pode soltar pipa no céu da cidade e pegar as letras do alfabeto.

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: usos e formas

Língua escrita: prática de leitura

Alfabetização

Série

1º Ano - 1º Estágio - 2º Estágio

Idade

4 a 7 anos

Objetivos para o aluno

  • Conhecer as letras do alfabeto e seus nomes;
  • Conhecer a ordem alfabética da escrita do alfabeto;
  • Associar letra ao seu som;
  • Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • - Possibilitar ao aluno identificar o alfabeto como um conjunto estável de símbolos que representa, graficamente, a nossa fala;
  • - Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • - Oferecer proposta lúdica e prazerosa que possibilite ao aluno associar as letras à sua grafia e sons.

Sugestão de abordagem para o professor

Propor o jogo em duplas, onde as crianças deverão trocar ideias, conhecimentos e informações durante a atividade. A cada rodada, peça que registrem em uma folha cada uma das letras que apareceram no jogo e também as palavras com essas iniciais.

Este registro poderá ser usado em propostas diversas em sala de aula:

1. Ditar a palavra para o colega da dupla ou grupo

2. Escrever outras 2 palavras que tenham a mesma inicial, mas que não apareceram no jogo

3. Escrever uma frase com cada uma das palavras

4. Ler e ilustrar as palavras

5. Usar as palavras para compor um bingo de palavras

6. Brincar de forca usando as palavras

7. Reunir as palavras de toda a turma e propor que as separem de acordo com critérios diversos: palavras com o mesmo número de letras, que iniciam com a mesma letra, que terminam com a mesma letra, etc.

8. Construir um jogo da memória com as palavras e as ilustrações que fizerem;

No game, o desafio final fará com que as crianças componham todo o alfabeto, “capturando” as letras. Terminando, deverão registrar aquelas que não conseguiram completar na sequência.

Usar estas letras para propostas em outros momentos:

1. Escrever duas palavras que iniciam com cada uma das letras

2. Separar letras entre vogais e consoantes

3. Escrever qual letra vem antes e qual letra vem depois

4. Recortar de revistas palavras que tenham estas letras (pode ser no começo, meio ou final)

5. Construir um jogo da memória com a letra/palavra com essa inicial

Complementando o conteúdo

As rodas são sempre momentos de muita aprendizagem e devem fazer parte da rotina dos alunos!

Para este conteúdo, proponha roda de música. Apresentamos aqui três exemplos que poderão compor o Projeto:

“Abecedário da XUXA”, de Xuxa.

“O Alfabeto”, de Aline Barros.

“Alfabeto”, de Eliana.

Os livros de literatura infantil são ótimas ferramentas para compor também este Projeto. Algumas sugestões:

. “ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO” de Amir Piedade.

. “DE AVESTRUZ A ZEBRA” de Maiti Frank Carril e Rodrigo Frank.

. “ALFABETO DOS PINGOS” de Mary e Eliardo França.

. “ALFABETANDO” de Lia Zatz.

Através de cartazes, data show, DVD/TV ou, se a escola possuir laptops, apresentar estes conteúdos às crianças, em rodas diversas.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoAlfabeto.