logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games

Compartilhe com a sua turma:

compartilhar com Whatsapp
compartilhar com Facebook
compartilhar com Google Classroom
Aprendendo o alfabeto

Aprendendo o alfabeto

Chegou a hora de brincar com as letrinhas! Vamos treinar o som das letras que iniciam um montão de palavras legais. Acertou a letra que falta na palavra que aparece na tela? Siga para a próxima e mostre que você sabe tudo das letras do alfabeto!

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Língua Portuguesa
1º Ano
Escrita (compartilhada e autônoma)

Correspondência fonema-grafema

(EF01LP02)

Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Língua Portuguesa
1º Ano
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Construção do sistema alfabético e da ortografia

(EF01LP09)

Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.

Língua Portuguesa
1º Ano
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

(EF01LP10)

Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

(EF01LP02)
A escrita espontânea deve acontecer a partir de textos (listas, trechos de parlendas etc.) desde o início do 1º ano, de modo permanente. Escrevendo e analisando suas produções, pensando como grafar determinadas palavras, tendo escritas convencionais como referência, os estudantes vão, progressivamente, utilizando as letras que representam os fonemas. É possível chegar à compreensão da base alfabética até o final do 2º ano.

(EF01LP09)
Esta habilidade remete à análise fonológica que deve ser orientada no processo de alfabetização. A progressão evolui da análise de palavras presentes em textos conhecidos para refletir sobre as características do sistema de escrita, para a análise de palavras que compõem, por exemplo, um acervo selecionado para discutir determinada regularidade ortográfica, de modo que a reflexão acontece no âmbito dos estudos sobre a convenção da escrita.

(EF01LP10)
Trata-se de habilidade que se efetiva pelo contato com o material impresso e/ou digital, tanto pela prática de leitura do professor acompanhada pelo estudante quanto pelo exercício de ler, ainda que sem saber, em interação com os colegas ou, ainda, nas atividades de escrita. A progressão da identificação das letras acontece, gradualmente, com reorganizações constantes até a produção de escritas ortográficas.

Ficha pedagógica