Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Aprenda a contar

Aprenda a contar

Vamos brincar de pular corda e aprender a contar até 100. O coelho será nosso parceiro nessa brincadeira super divertida!

Escolha o seu idioma, comece a pular e fique atendo para não cair.

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Números e operações

Língua Inglesa: vocabulário de números

Língua Espanhola: vocabulário de números

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

5 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Recitar e memorizar a sequência numérica de 1 a 100;
  • Desenvolver o raciocínio lógico com a noção de ordenação e quantificação;
  • Perceber que um número natural ocupa lugar na sequência numérica e que esta possui regularidades;
  • Reconhecer os nomes dos números e associá-los corretamente ao seu respectivo símbolo numérico;
  • Nomear e ordenar números naturais de 1 a 100, nos idiomas espanhol e inglês;

Objetivos para o professor

  • Oferecer recurso didático audiovisual como estímulo da aprendizagem e sistematização da sequência numérica;
  • Trabalhar a sequência numérica de 1 a 100, estabelecendo comparações entre esses números e analisando as regularidades das sequências;
  • Estimular o aprendizado de outros idiomas;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Sugestão de abordagem para o professor

O jogo poderá ser proposto individualmente ou em duplas. Oriente os alunos para jogarem e observarem o número que aparece, associando-o ao áudio, facilitando a memorização.

Desafios podem e devem ser lançados! Para as crianças menores, pode, por exemplo, lançar uma pergunta: “Qual o número vem depois do 17?”. As crianças terão que jogar, atentas, para não se perderem na contagem e encontrarem a resposta que o professor pediu.

Para as crianças um pouco maiores, propor como registro a escrita de números que estão faltando no quadro numérico (em Xerox). A partir do jogo, a criança vai analisar qual o número vem antes, para descobrir o número que está faltando no quadro.

Uma ótima proposta é oferecer um quadro numérico com os números que representam as passagens das dezenas, em branco. Para as crianças é mais difícil memorizar a contagem das passagens das dezenas (29/30, 39/40, etc.) do que a sequência numérica em geral.

Estas sugestões valem também para o trabalho com as sequências numéricas em inglês e espanhol.

Complementando o conteúdo

Não há necessidade de se estabelecer uma correspondência entre a contagem e os objetos que estão sendo contados, ou com a formação de um conjunto de objetos. Simplesmente recitar a sequência numérica, associando-a ao símbolo, é um trabalho importante e necessário!

Enriqueça seu Projeto com atividades orais envolvendo brincadeiras, músicas e versos, nas quais se pode exercitar a verbalização da sequência numérica através da contagem rítmica e em movimentos, tanto em nosso idioma como nos outros idiomas oferecidos no jogo.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendaContar.

Jogue a versão em inglês do jogo, acessando http://www.bestschoolgames.com/educational-games/learn-to-count/.

Google Play

Instale o aplicativo no seu dispositivo Android

App Store

Instale o aplicativo no seu iPad / iPhone