Antecessor e sucessor

O Professor Sapão quer testar seus conhecimentos sobre números antecessores e sucessores. Você já ouviu falar deles? Então venha brincar com o professor e seu bichano e aprender tudinho! A cada resposta certa, você ajuda o gatinho a não cair na água gelada do rio. Vamos lá?

Números

Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero)

Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

Números

Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)

Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

Trabalhe os conceitos “antecessor e sucessor” com esta animação pra lá de divertida, estimulando o desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças e incentivando a elaboração de estratégias para resolver os desafios.

Com um clique no grau de dificuldade “difícil”, os alunos ainda poderão testar seus conhecimentos e habilidades em operações de adição e subtração.

Fixar a aprendizagem dos conceitos “antecessor” e “sucessor”;

Reconhecer regularidades em sequências numéricas relativas a antecessor e sucessor;

Identificar o antecessor e sucessor dos números naturais a fim de ampliar o conhecimento adquirido na vivência diária;

Estabelecer relações de maior e menor entre os números, fazendo relação com as operações de soma e subtração;

Desenvolver o raciocínio lógico com a noção de ordenação e quantificação;

Localizar, nomear, comparar e ordenar números naturais de 0 a 100;

Resolver situações problema envolvendo as operações de adição e subtração;

Trabalhar de forma lúdica o conteúdo “sucessor e antecessor”;

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Apresentar atividade/jogo que estimule os alunos a estabelecerem conexões com conteúdos relacionados à Matemática;

Oferecer situações para que os alunos se apropriem dos conceitos de sucessor e antecessor, não só para conhecimento na sala de aula, mas também para o uso em seu cotidiano;

O aluno utilizará o conhecimento de sucessor e antecessor para desenvolver o raciocínio lógico, ter noção de ordenação e quantificação e para ter também noções essenciais à análise de problemas.

(Sugestão 1) Proponha o jogo em duplas, fazendo um duelo entre os colegas. Esta proposta é instigante!! São 6 jogadas em cada rodada, portanto divididas em 3 jogadas para cada integrante da dupla. Ganha quem tiver mais acertos. Obs. importante: Para este duelo, é fundamental que o professor estabeleça as duplas com níveis de aprendizagem equivalentes, para não correr o risco de comprometer o resultado desta proposta, ou prejudicar o desenvolvimento de seus alunos.

(Sugestão 2) Propostas de duplas heterogêneas também são válidas, mas para troca de ideias e conhecimentos, e não para jogo de disputa!

Os conceitos poderão ser trabalhados também nos registros propostos a partir das jogadas. Uma ideia é que os alunos registrem os numerais que apareceram em suas jogadas. Todos os números, tanto os das dicas, quanto os que representaram as respostas. Depois, usando esse registro, deverão escrever todos os números que antecedem e sucedem esses algarismos.

(Sugestão 3) Produção de uma tabela numérica com números de 0 a 100. Com esta tabela solicite que os alunos estabeleçam as relações de antecessor e sucessor. Entregue para cada aluno um sinal de maior e menor e peça-os que vá preenchendo o quadro. O nível de dificuldade pode aumentar se você decidir embaralhar a tabela.

(Sugestão 4) Utilizar material dourado para trabalhar o assunto.

(Sugestão 5) Utilizar jogo do bingo onde o resultado a ser preenchido é o sucessor ou antecessor de determinado número ditado pelo professor.

(Sugestão 6) Utilização de ditado com o antecessor ou sucessor ditado pelo professor.

(Sugestão 7) Construir sequencias numéricas, utilizando desenhos, formas ou apenas o sinal de < ou >.

O número natural nasceu da necessidade de os homens contarem quantidade de coisas ou objetos. Esse conceito foi estabelecido a partir da sucessão dos números naturais, que se constitui num conjunto infinito de números, denominado conjunto dos números naturais.

Esse conjunto tem as seguintes características: é um conjunto infinito, todo número natural tem um sucessor, todo número natural, exceto o zero, tem um antecessor, zero é o menor dos números naturais.

A utilização de atividades lúdicas na Matemática é de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo da criança. Há de se refletir que alguns conteúdos específicos da Matemática podem ser aplicados utilizando jogos. Por sua vez eles promovem o senso crítico, investigador, que ajuda na compreensão e entendimento de determinados tópicos relacionados ao ensino da Matemática. Utilize os jogos como material complementar e de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e lógico das crianças.