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Ficha para o professor

Animais Puzzle

Animais Puzzle

Hoje vamos fazer uma visita ao Zoológico, mas ao chegar lá precisamos encontrar os animais que estão perdidos. Eles são bem coloridos, possuem várias formas, mas estão todos embaralhados.

Concentre-se para encontrá-los, montando o quebra-cabeças o mais rápido que puder!

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Animais Puzzle

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano - 4º Ano

Idade

05 a 09 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;
  • Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
  • Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;
  • Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;

Objetivos para o professor

  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;
  • Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;
  • Trabalhar a atenção, concentração e o pensamento lógico;
  • Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;
  • Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Solicitar que os alunos joguem em duplas, alternando a vez a cada animal.

(Sugestão 2) Imprimir vários desenhos e pedir que os alunos contornem estes utilizando barbante ou lã colorida.

(Sugestão 3) Montar um mosaico de animais com recortes de revista.

(Sugestão 4) Trabalhar jogo dos 7 erros.

(Sugestão 5) Trabalhar com a discriminação de figuras, como por exemplo, imprima em uma folha vários animais embaralhados, coloque alguns animais virados para a direita e alguns para a esquerda. Informe qual o gabarito correto, se é animais viradas para a direita ou esquerda. Em seguida, peça para que os alunos pintem os animais que estão incorretos.

(Sugestão 6) Imprima a figura de um animal em tamanho grande (folha A4) divida o animal em três parte e peças para que o aluno encontre a forma correta de encaixá-los.

(Sugestão 7) Levar cubo mágico para a sala de aula, contar a história de como surgiu e pedir para que os alunos tentem montar. Mostre a eles o porquê é tão complicado montar.

(Sugestão 8) Apresente aos alunos alguns jogos de tabuleiro, como dama, xadrez. Em seguida, divida os alunos em grupo para que eles possam jogar.

Complementando o conteúdo

O ensino de Matemática não pode centrar-se apenas no uso das atividades propostas nos livros didáticos, é preciso incorporar outras metodologias para contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento do aluno. Uma metodologia que colabora para desenvolvimento do raciocínio lógico nas aulas Matemática é a utilização de jogos online com o intuito de desafiar e estimular a capacidade do aluno a resolver problemas.

O jogo de quebra-cabeça tem a intenção de estimular o raciocínio lógico, que é a capacidade do aluno estabelecer uma determinada conclusão ou resolver algum problema de forma coerente.

O emprego destes recursos permite ao aluno encontrar a solução ou uma explicação razoável para o resultado buscado. Além disso, ao se sentirem desafiados os alunos tendem a se motivar mais durante às aulas.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/animaisPuzzle.