logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Algarismos Romanos

Algarismos Romanos

Você já ouviu falar dos algarismos romanos? Antigamente, na Roma antiga, os guerreiros eram chamados de gladiadores e mostravam as suas habilidades especiais no Coliseu, durante as batalhas. Vamos aprender sobre os algarismos romanos enquanto nos divertimos no Coliseu do Escola Games! Atire a flecha nas moedas que aparecem no Coliseu e selecione o número romano correspondente ao número de moedas. Vamos treinar?

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
4º Ano
Números

Sistema de numeração decimal: leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de até cinco ordens

(EF04MA01)

Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

Matemática
5º Ano
Números

Sistema de numeração decimal: leitura, escrita e ordenação de números naturais (de até seis ordens)

(EF05MA01)

Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Este jogo é uma excelente ferramenta na fixação do conteúdo de algarismos romanos, mas pode ser utilizado também como introdução do conteúdo, associando-o aos conhecimentos prévios que as crianças já possuem. Trabalhar com os algarismos romanos e relacioná-los ao nosso sistema de numeração, ajuda as crianças a compreenderem a matemática e também a história dos números! O game traz uma proposta lúdica e significativa deste conteúdo, relacionando-o à Roma antiga, época em que eram utilizados esses algarismos.

Objetivos para o aluno

Conhecer o sistema de numeração romana;

Entender as regras de composição destes números;

Escrever e ler números romanos;

Associar estes números à atualidade, reconhecendo onde são encontrados;

Fixar conhecimento adquirido na sala de aula;

Relacionar a composição e o valor dos números romanos;

Trabalhar em equipe de acordo com as orientações dadas;

Objetivos para o professor

Oferecer recurso didático lúdico e significativo para o trabalho com algarismos romanos;

Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Apresentar aos alunos o sistema de numeração romana, suas regras de composição, leitura, escrita e sua utilização no cotidiano;

Mostrar um breve histórico do sistema de numeração romana e seus registros;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Proponha o game em duplas ou individual. Em duplas, as crianças terão a oportunidade de discutir, trocar ideias, conhecimentos, além de interagir.

Durante as jogadas, a dupla terá 3 chances para acertar a escrita do algarismo romano, se mesmo assim não conseguir, a tela mostra a escrita correta. Para garantir a fixação do conteúdo, é importante que as duplas tenham folha e lápis para registrar todas as jogadas: registrar o número de acordo com nosso sistema de numeração e ao lado, o mesmo número representado em algarismos romanos.

Utilizar estes registros para elaborar propostas em sala de aula.

Elaborar outras questões que relacionam conteúdos trabalhados. Por exemplo:

  • Coloque o resultado das operações em algarismos romanos:

3 x 5 =

2 x 4 =

Para os alunos que já trabalham com os vocabulários da língua inglesa, o jogo traz a possibilidade do trabalho associado a este outro idioma, oferecendo uma abordagem mais complexa.

(Sugestão 2) Imprimir cópias e solicitar que os alunos colem no caderno a Tabela de Algarismos Romanos. https://www.somatematica.com.br/fundam/tabela1.php

(Sugestão 3) Utilizar bingo de algarismos romanos. As bolas sorteadas do bingo serão algarismos naturais como bingo tradicional e a tabela onde o aluno deve preencher deve estar em algarismos romanos.

(Sugestão 4) Trabalhar com material dourado.

(Sugestão 5) Crie um jogo de tabuleiro: Pegue uma cartolina e faça um jogo de tabuleiro contendo os algarismos romanos I a XX. Você pode colar os algarismos romanos I a VI nos dados. Role os dados e escolha os números mostrados por eles. Isso oferece facilidade de leitura dos algarismos romanos.

(Sugestão 6) Crie Flash Cards: Pegue alguns pedaços de papelão e cole papéis brancos neles. Escreva numerais romanos de I a X nessas peças cobertas de papel. Você pode fazer dois conjuntos dessas cartas.

Jogue um jogo de correspondência ou teste perguntando a outros jogadores o que significa o numeral romano na carta. Você também pode dar ao jogador dois cartões contendo números para combiná-los e gerar operações como adição e subtração.

(Sugestão 7) Algarismos romanos usando canudos: Pegue três canudos e corte-os em dois para obter seis pedaços menores. Você pode pegar essas peças uma a uma e organizá-las na forma de algarismos romanos. Por exemplo, pegue três pedaços menores feitos de canudos. Coloque um destes primeiro para introduzir o numeral romano 'I'. Da mesma forma, você pode pedir à criança que coloque o canudo ao lado do anterior para se familiarizar com os números I a III.

(Sugestão 8) Calendário em Algarismos Romanos: Adequado para crianças da 3ª à 4ª série, os professores podem dar essa atividade como um projeto de lição de casa. Os pais que estão educando seus filhos em casa no nível do jardim de infância podem incentivar as alas a prepararem este calendário sob sua orientação. A criança pode pegar a folha de um mês do calendário e desenhar seu padrão primeiro. Então, em vez de 1, 2, 3, etc., eles podem escrever os números romanos correspondentes nos blocos de datas. Este calendário ajuda de várias maneiras. Você pode ensinar o conceito de datas e dias para a criança e praticamente introduzir algarismos romanos, incentivando-a a escrever.

(Sugestão 9) Fabricação de relógio em algarismos romanos: Esta é uma atividade incrível que incentiva as crianças a aprender o conceito de hora e minuto e a construir a alfabetização dos algarismos romanos no processo. Você pode envolver a criança ainda mais mantendo um relógio digital na frente e pedindo para apontar a hora correspondente neste relógio de numeração romano feito à mão. Faz um intervalo de tempo interessante e também pode funcionar como material didático em sala de aula.

(Sugestão 10) Se houver possibilidade de sincronizar o estudo dos algarismos romanos com a história de Roma, procurar realizar alguma atividade em comum com o professor de história geral. 2) As histórias em quadrinhos ou os filmes de "Asterix, o gaulês", podem constituir uma introdução lúdica ao trabalho com algarismos romanos.

Complementando o conteúdo

SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANO:

Os romanos usavam um sistema interessante para representar os números. Utilizavam sete letras do alfabeto e a cada uma delas atribuíam valores:

I = 1

V = 5

X = 10

L = 50

C = 100

D = 500

M = 1000

Os numerais romanos são letras maiúsculas!

Regras:

1ª) O sistema é dividido em:

  • Numerais Fundamentais

I = 1 / X = 10 / C = 100 / M = 1000

  • Numerais Secundários

V = 5 / L = 50 / D = 500

2ª) Os numerais fundamentais podem ser repetidos até três vezes. Nunca mais de três!

Exemplos:

I, II, III (1,2,3)

X, XX, XXX (10,20,30)

C, CC, CCC (100,200,300)

M, MM, MMM (1000,2000,3000)

3ª) Os numerais secundários não podem ser repetidos NUNCA !

4ª) Quando um numeral fundamental estiver à esquerda do secundário, deverá subtrair o valor dele. Quando estiver à direita, deverá somar.

Dicas para ler os algarismos romanos:

  • Identifique primeiro, o número secundário.

Veja o exemplo:

XL – Observe que tem 2 numerais (X e L).

Devo ver qual deles é o secundário.

Neste caso, é o L, que vale 50.

Ele será o ponto de partida.

Vejo qual numeral está à sua direita para somar com 50.

Percebo que não tem nenhum.

Vejo qual o numeral está à sua esquerda para subtrair de 50.

Percebo que é o X, que vale 10.

Logo, tiro 10 de 50, que fica 40.

Conclusão: XL = 40.

VII – Neste caso não há valor para subtrair, pois não tem numeral à esquerda do secundário. Mas eu tenho um valor à direita, o qual deverá ser somado com o V, que é o meu secundário.

II vale 2. Então devo somar II com V (2 com 5), que dá 7.

Conclusão: VII = 7

Os numerais romanos são utilizados para representar capítulos de livros, datas de acontecimentos históricos, séculos e nomes de reis e papas. Alguns relógios utilizam os números romanos na representação das horas.

Confira como se escreve os números de 1 a 100 em numeração romana:

1 – I

2 – II

3 – III

4 – IV

5 – V

6 – VI

7 – VII

8 – VIII

9 – IX

10 – X

11 – XI

12 – XII

13 – XIII

14 – XIV

15 – XV

16 – XVI

17 – XVII

18 – XVIII

19 – XIX

20 – XX

30 – XXX

40 – XL

50 – L

0 – LX

70 – LXX

80 – LXXX

90 – XC

100 – C

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br