Alfabeto de sabão

Venha para o parque brincar de fazer bolhas de sabão com a Tatá.

Estourando as bolhas, você vai conhecer as letras do alfabeto!

Construção do sistema alfabético

(EF01LP05)

Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

(EF01LP10)

Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

(EF02LP06)

Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.

O uso de jogos pode despertar nas crianças a motivação, a expressividade, a imaginação, a linguagem comunicativa, a atenção, a concentração, o raciocínio lógico, e podem englobar diferentes áreas do conhecimento, por isso constitui-se em um recurso de ponta no processo de alfabetização/letramento. Use este jogo para ilustrar seu trabalho com o alfabeto. Todas as letras estão em caixa alta (imprensa maiúscula), o formato ideal para a fase de alfabetização. Ao estourar as bolhas de sabão, ouve-se o fonema e também o nome de uma palavra que tem a letra como inicial.

Conhecer as letras do alfabeto e sua sequência;

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Associar letra ao seu som;

Recitar a sequência do alfabeto;

Diferenciar letra de número;

Diferenciar vogal de consoante;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Desenvolver atenção e concentração;

Desenvolver a coordenação motora;

Possibilitar ao aluno identificar o alfabeto como um conjunto estável de símbolos que representa, graficamente, a nossa fala;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;

Oferecer proposta lúdica e prazerosa que possibilite ao aluno associar as letras à sua grafia;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Favorecer a compreensão do processo de construção das palavras por meio das letras;

(Sugestão 1) Imprimir as vogais e pedir para que os alunos usem a imaginação para colori-las. Utilize giz de cera, canetinhas, tinta guache, lápis de colorir.

(Sugestão 2) Desenhar no chão o jogo da Amarelinha com as vogais. Ao percorrer a Amarelinha pedir para as crianças falarem o nome das vogais em voz alta.

(Sugestão 3) Escrever palavras que tenham a mesma inicial.

(Sugestão 4) Procurar significado da palavra no dicionário.

(Sugestão 5) Separar as palavras em sílabas.

(Sugestão 6) Classificar quanto ao número de sílabas.

(Sugestão 7) Ditado de palavras.

(Sugestão 8) Nuvem de palavras: desenhe uma nuvem gigante no quadro com a cada letra do alfabeto e peça para que casa aluno fale uma palavra que comece com essa letra. A cada palavra que os alunos falarem escreva no quadro para que eles possam se familiarizando.

(Sugestão 9) Utilizar canetinhas coloridas para escrever o alfabeto com letra cursiva e letra de forma. Para cada letra peça para os alunos fazerem um desenho correspondente com a inicial.

(Sugestão 10) Formar sílabas com palitos de fósforo, palitos de picolé ou barbantes.

(Sugestão 11) Construa um jogo da memória. No lado 1 coloque a figura de um animal ou objeto, no lado 2 coloque o a primeira letra correspondente ao objeto.

(Sugestão 12) Fabricar o dominó de letras. Para isso você deve utilizar pedaços retangulares de papelão ou madeira. Faça uma linha com canetinha dividindo a peça em duas partes. Em cada parte, cole uma letra do alfabeto e distribua diversas peças para os alunos. Formando grupos peça para que eles montem as palavras utilizando dominó. Eles podem pegar emprestado da mesa, mas nunca dos colegas. Vence quem ficar com menor número de peças na mão.

(Sugestão 13) Peça para os alunos que juntem tampinhas de garrafas PET, em seguida, recorte e cole cada letra do alfabeto dentro das tampinhas, distribua para os alunos e peça para eles formarem palavras e em seguida frases.

(Sugestão 14) Fazer recorte em revistas montando sílabas e posteriormente palavras.

(Sugestão 15) Trabalhar com o jogo da forca.

(Sugestão 16) Trabalhar com músicas.

“A alfabetização é a aquisição do domínio de um sistema linguístico que favorece as habilidades de escrever, ler e interpretar textos escritos.” Contudo, conhecer as letras, as sílabas e as palavras, não significa que o indivíduo está pronto para interpretar, posto que é outro passo fundamental para o desenvolvimento escolar da criança. Cada criança tem uma forma de assimilar os conteúdos. Sabemos que esse é um processo que se inicia antes de a criança entrar nas escolas, com a criação de todo um repertório de linguagem adquirido com as relações no ambiente doméstico. Então, desde muito cedo é importante fazer com que ela entenda que este é um novo universo, que existe comunicação através da leitura.

Conheça abaixo atividades que ajudam no processo de alfabetização

• Contar histórias e ler para as crianças

• Deixar livros à disposição

• Utilizar atividades bem ilustradas