Alfabeto de sabão

Venha para o parque brincar de fazer bolhas de sabão com a Tatá.

Estourando as bolhas, você vai conhecer as letras do alfabeto!

Construção do sistema alfabético

(EF01LP05)

Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

(EF01LP10)

Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

(EF02LP06)

Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.

(EF01LP05)
A associação de uma marca gráfica (seja letra ou não) a cada emissão sonora de uma palavra (sílaba oral) já representa indícios do processo de fonetização que, neste momento, não compreende a reanálise da sílaba em unidades menores nem, portanto, o estabelecimento de relação entre fonema-letra/grafema. Aos poucos, por meio da reflexão reiterada sobre a escrita, será possível que isso aconteça, chegando-se ao uso das letras convencionais.

(EF01LP10)
Trata-se de habilidade que se efetiva pelo contato com o material impresso e/ou digital, tanto pela prática de leitura do professor acompanhada pelo estudante quanto pelo exercício de ler, ainda que sem saber, em interação com os colegas ou, ainda, nas atividades de escrita. A progressão da identificação das letras acontece, gradualmente, com reorganizações constantes até a produção de escritas ortográficas.

(EF02LP06)
Trata-se de habilidade que se efetiva pelo contato com o material impresso e/ou digital, tanto pela prática de leitura do professor acompanhada pelo estudante, quanto pelo exercício de ler, ainda que sem saber, em interação com os colegas ou, ainda, nas atividades de escrita. A progressão da identificação das letras acontece, gradualmente, com reorganizações constantes até a produção de escritas ortográficas. O princípio acrofônico é compreendido em atividades de escrita, quando a escolha da letra e a sua nomeação o evidenciam.